Algérie Presse Service
Paris (França) – A Coface, uma empresa de análise de investimentos que pesquisa a situação econômica de companhias ao redor do mundo, declarou que "as condições do mercado doméstico da Argélia são positivas para investimento de empresas francesas", segundo explicou o presidente da empresa, François David, à APS nesta terça-feira (25).
Durante a "Conferência de Risco de Países 2005", David declarou que a situação econômica do país é favorável aos investimentos. Na Argélia, o ambiente financeiro e econômico tem se beneficiado das condições altamente favoráveis do mercado petrolífero, permitindo que o país use sua capacidade produtiva ao máximo, faturando com os altos preços do barril.
Altas receitas petrolíferas dão às autoridades meios para buscar uma política fiscal que privilegia a expansão do setor não petrolífero. Neste contexto, a economia apresentou crescimento significativo.
Receitas em moeda estrangeira nunca foram tão altas, fortalecendo a situação financeira do país e contribuindo para o acúmulo de reservas. A dívida externa continua a cair. Esse cenário econômico positivo deve perdurar em 2005 devido à grande capacidade de produção de gás, enquanto uma disciplina mais rígida da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) pode limitar a produção petrolífera.
O setor privado no país, no entanto, continua subdesenvolvido, prejudicado pela burocracia e pelas deficiências do setor bancário. Também compete com um setor industrial estatal que não lucra.

