Alexandre Rocha
São Paulo – A Co-op Islami, empresa dos Emirados Árabes Unidos que importa, fabrica e distribui alimentos halal – produzidos de acordo com as exigências religiosas muçulmanas -, quer ampliar seu leque de fornecedores brasileiros de frango. O objetivo é garantir o abastecimento de novos supermercados que a companhia pretende abrir em diversos países sob a bandeira Al Islami.
"Eles têm um plano de expansão que envolve a abertura de 20 novas lojas em países como Catar, Bahrein, Omã, África do Sul e Índia, além de um hipermercado em Dubai", disse o secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, que ontem (04) recebeu, dois representantes da empresa árabe. Eles pediram a ajuda da entidade na busca por exportadores.
A Co-op Islami já compra do Brasil há mais de 10 anos e todo o frango que vende é fornecido por empresas brasileiras. A companhia quer novos fornecedores, mas sem deixar de comprar de seus parceiros tradicionais. Ela exige, no entanto, que o produto seja halal e mantém no Brasil um funcionário responsável por fiscalizar a observância das regras islâmicas por parte dos frigoríficos.
"Nós conversamos um pouco sobre as perspectivas do setor avícola e da pecuária de corte brasileira", acrescentou Alaby. Além do frango, a empresa de Dubai está interessada em comprar carne de carneiro, produto que é bastante utilizado na culinária árabe. Ela também compra carne bovina brasileira.
A Co-op Islami, com sede em Dubai, faz parte do grupo Lootah, um conglomerado de empresas que atua também nos setores de construção civil, indústria plástica e de fios de aço, educação, setor bancário e de seguros.
Além do frango, a Co-op Islami comercializa, nos Emirados e em outros países do Golfo Arábico, uma série de produtos alimentícios com marcas próprias, como hambúrgueres, enlatados, queijos e frutos do mar.
Mais informações
Câmara de Comércio Árabe Brasileira
Departamento de comércio exterior
Tel.: +55 (11) 3283-4066

