São Paulo – Mais de 30 produtores de frutas se encontraram com o diretor Abdul Rahiman, da empresa Interworld Foods, de Dubai, nos três dias de rodadas de negócios da feira Fruit&Log, encerrada ontem (10), em São Paulo. Segundo ele, devem sair negócios de importação de melancia, melão e açaí. “Os encontros foram muito positivos. Agora vou começar as negociações quando voltar para Dubai”, afirmou.
A empresa dos Emirados Árabes já importa laranja, limão e uvas do Brasil. As importações de frutas começaram há dois anos, mas a companhia compra frango brasileiro há muito mais tempo. “Esta é a minha terceira vez no país. Agora vim para conhecer mais as frutas brasileiras”, disse Rahiman, que não conhecia o açaí e achou muito interessante. “Para levar o açaí para os Emirados Árabes é preciso primeiro fazer um trabalho de divulgação da fruta”, acrescentou.
De acordo com o diretor, caso os negócios se concretizem, a idéia é importar de 4 a 5 contêineres por mês de melão e melancia. As frutas, que são embarcadas de navio, levam cerca de 30 dias para chegar até Dubai. “Precisa ver quanto fica o frete para ver se vale a pena”, disse Rahiman, que gostaria também de importar castanha de caju do Brasil, mas achou muito caro o valor do frete.
Outros produtos que Rahiman tem interesse em importar do Brasil são vegetais congelados. Segundo ele, a Interworld Foods vende 100 toneladas por mês de vegetais. “Não achei nenhuma empresa no Brasil que exportasse vegetais congelados”, disse.
A companhia de Dubai representa também a empresa Abdul Fatah Mohd Noor, de Omã. As duas trabalham com importação, exportação e processamento de alimentos. No total, não apenas do Brasil, as empresas importam 40 contêineres por mês em vegetais e frutas.
Rahiman foi um dos 15 compradores internacionais que participaram das rodadas de negócios promovidas pelo Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf). Esta foi a primeira edição da feira Fruit&Log, que reuniu 94 expositores brasileiros. “Os compradores e vendedores gostaram muito dos encontros. Os vendedores acharam os importadores muito profissionais e com bom potencial”, afirmou a gerente-executiva do Ibraf, Valeska Oliveira.
As rodadas de negócios tiveram 255 reuniões com 51 empresas vendedoras e 19 compradores, sendo quatro nacionais. Os importadores eram da Alemanha, Inglaterra, Rússia, Holanda, Dinamarca, África do Sul, Uruguai, Argentina, Chile e Emirados Árabes.
Contato
Interworld Foods
E-mail: intfoods@eim.ae
Site: www.afmnc.com

