Da redação*
São Paulo – A DP World, operadora de portos sediada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, pretende expandir de maneira significativa suas atividades na Argentina, aumentando ainda mais sua presença na América Latina. A empresa considera a região um dos principais mercados emergentes no mundo.
De acordo com o jornal Gulf News, dos Emirados, a DP World anunciou recentemente que vai investir US$ 100 milhões para expandir suas instalações no porto de Buenos Aires. A operadora estuda também investir em um novo porto de grande tamanho e desenvolver três zonas francas no país. Os planos foram revelados por Sultan Ahmad Bin Sulayem, presidente da Dubai World, holding que controla empresas importantes dos Emirados, como a Zona Franca de Jebel Ali, a companhia de investimentos Istithmar e a DP World.
Além disso, segundo informações da própria companhia, a DP World conseguiu uma concessão de 30 anos para construir e operar um terminal de contêineres com capacidade para 1,3 milhão de TEUs em Callao, na região metropolitana de Lima, capital do Peru. A empresa vai investir US$ 210 milhões no projeto de duas fases que envolvem o desenvolvimento do porto e da infra-estrutura relacionada. A expectativa é de que o terminal entre em operação na segunda metade de 2009.
Recentemente Bin Sulayem esteve na Argentina para discutir os planos de investimentos com o ministro do Planejamento, Investimento Público e Serviços do país, Julio De Vido, e com o secretário dos Transportes, Ricardo Raúl Jaime.
Bin Sulayem visitou o complexo portuário da DP World em Buenos Aires e se reuniu com membros da comunidade empresarial argentina para discutir oportunidades de investimentos nos setores de turismo, imóveis, financeiro, de logística e desenvolvimento de infra-estrutura, segundo o jornal Khaleej Times, também dos Emirados.
A P&O Ports, subsidiária da DP World, administra o Terminales Río de la Plata (TRP) desde a privatização do porto argentino em 1994. A P&O (sigla de Peninsular and Oriental Steam Navigation Company), multinacional que controla terminais marítimos em 18 países, foi comprada pela DP World em fevereiro deste ano por US$ 6,8 bilhões, o que colocou a companhia de Dubai entre as três maiores operadoras portuárias do mundo. A P&O é também responsável pela concessão no Peru e detém 70% do negócio.
O TRP opera três píeres com uma extensão de cais total de 2.322 metros, que manejam um milhão de TEUs (unidades equivalentes a um contêiner de vinte pés) anualmente. O TRP tem concessão para operar os Terminais 1 e 2 em Puerto Nuevo, Buenos Aires, e, no ano de 2000, comprou a Terminales Portuarias Argentinas, responsável pela operação do Terminal 3.
Ainda de acordo com os jornais árabes, durante sua visita, Bin Sulayem demonstrou interesse especial no potencial de aumento da demanda energética da Argentina. O ministro De Vido recebeu as propostas e disse que a Argentina deve dar cooperação total na implementação dos projetos.
*Tradução de Silvia Lindsey