Emirates News Agency*
Dubai – A empresa privada Maritime Industrial Services (MIS), de Dubai, assinou um contrato de US$ 260 milhões (954 milhões de dihrams) para construir duas plataformas petrolíferas para a Mosvold Jackup Ltd, uma empresa de capital norueguês estabelecida nas Ilhas Caimã.
Segundo Ian Anderson, diretor de Desenvolvimento de Negócios da MIS, este contrato é um "grande marco para a indústria petrolífera e de gás do Oriente Médio". Em entrevista ao jornal árabe Gulf News, Anderson explicou que há uma "nova explosão nas construções do setor neste momento".
Ele explicou que a maioria das indústrias que constroem plataformas petrolíferas estão trabalhando em capacidade total pois petrolíferas ao redor do mundo estão substituindo suas plataformas. Esta atualização também coincide com elevados preços petrolíferos e com a destruição causado pelos furacões Rita e Katrina no Golfo do México.
Segundo Alexander, os Emirados podem ter grande participação na indústria de construção de plataformas petrolíferas nos próximos dez anos. O executivo acrescentou também que várias empresas entraram em contato com a MIS pedindo cotações para a construção de plataformas.
Este contrato da MIS com a Mosvold Jackup Ltd é o maior de seus 27 anos em operação e inclui uma opção de compra futura para mais duas plataformas. A empresa vai construir as duas plataformas perfuradoras Super M2 em seu galpão industrial de 200 mil metros quadrados, no porto Khalid, no emirado de Sharjah. As duas plataformas têm entrega prevista para junho e outubro de 2008 e serão usadas em mares "não agressivos", como os do Oriente Médio, Índia e Egito, não em mares mais frios como o Mar do Norte.
As plataformas M2 são versões atualizadas das plataformas L780 MOD11, modelo do qual a MIS construiu 35 unidades que estão em operação ao redor do mundo.
*Tradução de Mark Ament

