São Paulo – A empresa de transporte marítimo Gulf Navigation Holding, de Dubai, anunciou a compra de dois novos petroleiros com capacidade para transporte de 2 milhões de barris de petróleo cada, na categoria very large crude carriers (VLCC), segundo matéria publicada pelo jornal The National, de Abu Dhabi. A estratégia faz parte de um plano de reestruturação que será desenvolvido nos próximos cinco anos.
Os dois petroleiros serão entregues em 2012 e 2013, segundo nota da empresa. A empresa já opera dois petroleiros VLCC com capacidade de transporte de 2 milhões de barris de petróleo, tendo alugado em janeiro deste ano sua segunda embarcação VLCC da empresa Frontline, operadora de petroleiros sediada em Bermuda.
A Gulf Navigation, que também transporta produtos químicos, vai criar uma subsidiária na Arábia Saudita, com capital de US$ 440 milhões, para operar as embarcações. O capital da empresa será aberto em data futura.
"A decisão de abrir um escritório na Arábia Saudita foi devido ao país ser o maior produtor petrolífero do mundo e operar o maior número de petroleiros VLCC," segundo nota da empresa. No mês passado, a Gulf Navigation adquiriu seu segundo VLCC da Frontline, grande operadora de petroleiros sediada em Bermuda.
A Gulf Navigation também vai vender seus seis graneleiros Probo, acrescenta a nota, explicando que a empresa teve perdas no setor e pretende mudar sua estratégia futura. "Ampliamos em quatro vezes a nossa capacidade de transporte de petróleo e podemos atualmente transportar o equivalente á produção petrolífera de um dia da Arábia Saudita. Nossa intenção é ampliar nossa frota de VLCCs para 9 embarcações até 2015, elevando a capacidade para 18 milhões de barris", declarou o presidente da Gulf Navigaiton, Abdullah al Shuraim.
A Gulf Navigation Holding tem 11 subsidiárias e opera 15 petroleiros, entre eles embarcações VLCC e Suezmax, além de cargueiros para produtos químicos. Suas ações são negociadas na Bolsa de Valores de Dubai.
*Tradução de Mark Ament

