Emirates News Agency*
Abu Dhabi – A empresa Borouge, fabricante de resinas plásticas dos Emirados Árabes Unidos, anunciou ontem (28) que assinou contrato de US$ 1,3 bilhão com a empresa alemã Linde Engineering para a construção de uma nova planta para produção de etileno a partir de gás natural. O etileno é usado como matéria-prima na produção de resinas plásticas.
A nova unidade terá capacidade de produção de aproximadamente 1,5 milhão de toneladas por ano e será a maior unidade de transformação de gás em etileno do mundo. A Linde vai desenhar, construir e entregar a fábrica pronta para operação. As obras devem começar no dia 1° de dezembro de 2006 e a entrega da fábrica está prevista para 41 meses após o início das obras.
Este é o primeiro contrato assinado pela Borouge em seu grande projeto de expansão, chamado Borouge 2, cuja meta é triplicar a capacidade de produção da empresa, consolidando sua posição nos mercados do Oriente Médio, Ásia-Pacífico e África. A nova planta deve estar em operação em 2010.
O projeto de expansão da Borouge também inclui duas plantas de polipropileno com capacidade combinada para produção de 800 mil toneladas de polipropileno e uma planta de polietileno com capacidade de produção anual de 540 mil toneladas, que se juntará à atual produção de 600 mil toneladas do plástico. O contrato para construção destas novas plantas será assinado no segundo trimestre de 2007.
A Borouge foi criada em 1998 em parceria entre a Companhia Petrolífera de Abu Dhabi (ADNOC) e a empresa Borealis, grande empresa do setor de plásticos da Europa.
*Com informações da redação da ANBA. Tradução de Mark Ament

