São Paulo – A Rida International Travel & Tourism, empresa de receptivo que tem escritório central em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, começou a operar no Brasil. A empresa nomeou neste ano dois gerentes de vendas e marketing para a América Latina, Silvana Maria Gomes de Oliveira, no Rio de Janeiro, e Enzo Avezum, em São Paulo.
A Rida vende os serviços de receptivo para operadoras turísticas, que são as empresas que montam pacotes de viagens, depois comercializados aos consumidores em agências de viagens. O receptivo que a empresa oferecerá a partir das suas operações no Brasil será voltado para latino-americanos em viagens ao exterior, em especial em países árabes onde a empresa tem seus escritórios principais, e para turistas estrangeiros no Brasil.
A empresa de Dubai sempre foi conhecida por sua atuação no Oriente Médio, mas está se reposicionando como companhia global, estratégia da qual faz parte a abertura das operações no Brasil, segundo Silvana.
A Rida oferece todo tipo de serviço de receptivo, desde transporte de turistas, guia e organização de passeios, até reserva de hospedagem, de forma completa, como pacote, ou algum destes serviços individualmente. As atividades são oferecidas customizadas, o que pode envolver, por exemplo, um roteiro individual ou voltado a viagem de incentivo de uma empresa, com organização de jantar de premiação, passeios, hospedagem, etc.
Além da sede em Dubai, a Rida possui três escritórios principais no Líbano, Jordânia e Marrocos, onde tem equipe e frota própria, e vários outros ao redor do mundo. O trabalho no Brasil tem como foco principal oferecer serviços a brasileiros e demais latino-americanos nestes países.
Entre estes destinos, o mais procurado pelos brasileiros é Emirados (foto acimna), segundo Silvana de Oliveira. “Dubai é a ‘shining star’ (estrela brilhante), se vende sozinha”, fala Silvana. Os Emirados atraem os brasileiros em função do luxo, mas estão se reposicionando e se tornando um destino atrativo para as famílias, segundo a gerente. “É um destino acessível, o poder de compra do real nos Emirados é o mesmo que o do dirham”, diz.
Silvana conta que o Líbano tem se mostrado uma surpresa, tanto pela procura como pelo perfil dos turistas do Brasil que buscam o país. Ele vem sendo procurado como destino de luxo e por turistas que querem viagens de experiências. Neste sentido, entre as demandas estão roteiros gastronômicos e bike tours, contam Silvana e Avezum.
Marrocos e Jordânia atraem viajantes principalmente pelo turismo histórico. A Jordânia normalmente é buscada em pacotes combinados com outro destino na região, como Dubai ou Terra Santa. O Marrocos é procurado como destino individual e em pacotes combinados, com países como Tunísia e Argélia, por exemplo.
No Brasil
Na outra mão, no oferecimento de serviço de receptivo no Brasil para estrangeiros, Silvana conta que as maiores demandas estão vindo de regiões como Indonésia e Vietnã. Como a empresa não tem equipe completa no País ainda, os serviços são prestados via parceiros da Rida, que passam por inspeção de qualidade, segundo a gerente.
Por enquanto, Silvana e Avezum trabalham em home office, mas há planos de abrir um escritório da Rida no País no futuro. Silvana de Oliveira está na Rida desde maio. Ela atua na área de vendas da aviação comercial há 33 anos, com passagens por grandes companhias aéreas, inclusive Emirates e Etihad, dos Emirados.
Enzo Avezum está na Rida desde o começo deste mês e iniciou a carreira na área operacional de aeroportos, passando depois para o setor comercial e de marketing turístico, inclusive com trabalho na Embratur, autarquia do Ministério do Turismo do Brasil, onde atuou com promoção turística. Avezum é especializado em Marketing para Destinos Internacionais pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA).
Contato:
Rida International Travel & Tourism
Site: http://www.ridaint.com/
São Paulo
Tel: +971 4 2944511 ou +55 (11) 99350-7763
Email: enzo.avezum@ridaint.com
Rio de Janeiro
Telefone: +55 (21) 997350607
Email: silvana.oliveira@ridaint.com