São Paulo – Em sua segunda passagem pela feira Apas Show, em São Paulo, a fabricante iraquiana de salgadinhos e massas Great Foods tem planos de consolidar suas vendas ao País e ampliar a presença local por meio da abertura de uma fábrica. Será a partir desta unidade que a empresa deverá dar, posteriormente, mais um passo a partir do Brasil: exportar. A Apas Show é a principal feira do setor de supermercados no Brasil, realizada no Expo Center Norte até a próxima quinta-feira (16). A Great Food participa da mostra no Espaço Árabe, estande com empresas árabes organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
“Viemos para a Apas pela primeira vez no ano passado, para conhecer a feira, o Brasil, o mercado local e fazer contatos. Agora, estamos enviando cinco contêineres para cá para vender nos mercados de Curitiba (no Paraná), Brasília e Rio de Janeiro. Queremos ter fábrica no Brasil e que, a partir dela, o País seja nosso polo de exportação para América do Sul, Central e do Norte”, afirmou o CEO da Great Food, Abdulhadi Al Maaliki, que tem como sócio no Iraque Tayseer Sammak. Seu distribuidor no Brasil, Gabriel Chamelian, é CEO da Santa Marina Alimentos, empresa que também é fabricante de biscoitos. Segundo Chamelian, os cinco contêineres chegam ao Brasil em breve e trazem salgadinhos da Great Food.
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Uma das marcas da empresa é a Mister Furtuk, palavra que, em árabe, significa amendoim. Trata-se de um snack feito com milho, manteiga de amendoim, leite e chocolate, assado e rico em proteínas. “Fazemos um produto único no mercado internacional, não só aqui. E sabemos que o consumidor brasileiro gosta de doces. Esse [vender produtos doces] será o nosso caminho no Brasil”, afirmou.
Macarrão do Iraque para mercado premium do Brasil
Outro produto que a empresa apresentou na Apas foi a massa da marca Mazarieuna. Maaliki afirma que as massas têm qualidade superior às brasileiras e até maior do que as italianas que chegam ao Brasil.
“Meu produto é premium. Nossa estratégia é atuar em nicho de mercado e vender para públicos que procuram os produtos premium com preço competitivo”, afirma o executivo. Ele explica que o diferencial da sua massa, que é produzida no Iraque, está no percentual de semolina, ingrediente mais nobre do que o trigo e que agrega valor ao produto. Os dois principais fornecedores globais de semolina, afirma Maaliki, são Ucrânia e Rússia. Este, atualmente, é o seu fornecedor desta matéria-prima.
A empresa tem mais de cem anos. Foi criada em Damasco, capital síria. Em 2015, Maaliki e o sócio no Iraque abriam a Great Food na cidade de Erbil, a cerca de 390 quilômetros ao norte da capital, Bagdá. “Quando fomos para o Iraque, passamos a exportar para os países vizinhos, depois Europa. A América Latina estava no nosso objetivo porque sabíamos que o que produzimos não existe aqui”, afirma. “Descobrimos que o Brasil é a porta de entrada da América do Sul”, diz, sobre os planos da empresa em se estabelecer em solo brasileiro.