Da redação
São Paulo – O empresário egípcio Naguib Sawiris, presidente do conselho da Orascom Telecom, empresa de telefonia egípcia, informa que sua empresa fez uma proposta de compra de parte da Brasil Telecom, segundo informações da agência Reuters. A agência acrescenta que as negociações podem ser concluídas nas próximas semanas, mas maiores detalhes não foram divulgados. Consultada pela ANBA, a assessoria de imprensa da Brasil Telecom disse que a companhia não comentaria o assunto.
A Orascom Telecom Holding foi criada em 1998 e se transformou numa das grandes operadoras de telecomunicação mundiais, operando no Oriente Médio, África e Paquistão, em uma área de cobertura que inclui 460 milhões de habitantes, segundo informa a página de internet da empresa. Em março de 2007, a penetração de telefonia móvel neste mercado era de 29%, ou aproximadamente 133 milhões de assinantes.
O número de clientes da Orascom é 56 milhões. A empresa opera redes GSM na Argélia, Egito, Paquistão, Iraque, Bangladesh, Tunísia e Zimbábue.
A Brasil Telecom é a única empresa de telecomunicações no Brasil que opera em telefonia fixa e móvel, dados e voz, longa distância nacional e internacional, data center, internet grátis, banda larga e acesso discado em soluções convergentes para usuários residenciais e empresariais.
A empresa opera redes de telefonai fixa no Distrito Federal e nos estados do Acre, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em 1999 passou a oferecer o serviço de ligações interurbanas e em janeiro de 2004 passou a operar em ligações internacionais.

