Emirates News Agency*
Abu Dhabi – Reportagem da revista britânica The Middle East informa que a empresa de telecomunicações dos Emirados Árabes Unidos, a Etisalat, é a sexta maior empresa do Oriente Médio em termos de valor de mercado e receitas, sem contar as companhias petrolíferas.
O presidente da empresa, Hassan Omran, elogiou as empresas dos Emirados em geral, e especialmente a Etisalat, por sua performance. "Vinte e duas empresas dos Emirados estão entre as 100 maiores empresas do Oriente Médio, bons indicadores da crescente economia do país", declarou.
Na lista da revista, a Etisalat ficou na sexta posição com um valor de mercado estimado de US$ 28,9 bilhões em 25 de setembro de 2005. A Etisalat também anunciou que suas receitas cresceram aproximadamente 23% nos primeiros nove meses de 2005.
Nas primeiras cinco posições estão a Companhia da Indústria de Base Saudita (Sabic); a também saudita Saudi Telecom Co., do setor de telecomunicações; a EMAAR, do setor imobiliário, também dos Emirados; e outras duas sauditas: a Al Rajhi Banking & Investment Corp., do setor financeiro, e a Saudi Electricity Co., geradora de energia.
A Etisalat fornece serviços de telecomunicação nos Emirados há quase três décadas e serviços de internet há dez anos. O jornal britânico Financial Times colocou a empresa entre as 500 maiores do mundo em termos de capitalização de mercado. Nos Emirados, a Etisalat é a empresa que mais contribui, fora do setor petrolífero, para os programas de desenvolvimento nacional promovidos pelo governo do país.
*Tradução de Mark Ament

