Marina Sarruf
marina.sarruf@anba.com.br
São Paulo – Os móveis da Itatiaia, empresa de Minas Gerais, estão agradando os empresários do Sudão. O representante de uma grande empresa do país árabe esteve ontem (24) com o gerente de exportação da Itatiaia, Christian Barbosa, no estande da Câmara de Comércio Árabe Brasileira na Feira Internacional de Cartum. “Vou colocar essa empresa como target na região. Minhas amostras vão ficar com ele”, disse Barbosa, que deverá se reunir com o diretor da empresa até o final da feira.
O gerente de exportação levou para a feira algumas amostras de armários de parede em aço e muitos catálogos das linhas que a Itatiaia trabalha, que vão desde dormitórios até cozinha. “Queremos achar alguém que possa nos representar no Sudão. Estamos abrindo esse mercado agora”, disse Barbosa. Segundo ele, os móveis brasileiros são muito elogiados no Sudão.
De acordo com o assistente de comércio exterior da Câmara Árabe, Rafael Abdulmassih, que está na feira, passaram pelo estande da entidade cerca de 20 empresários interessados em produtos brasileiros como café e polietileno. “Um empresário do Egito está procurando uma empresa brasileira do setor de plástico para formar uma joint-venture. Ele quer produzir plástico injetado”, disse.
Além de empresários, o estande também foi muito visitado por diversos curiosos sudaneses que visitam a feira. O evento, que começou quarta-feira segue até dia 01 de fevereiro. No estande da Câmara Árabe, também se encontram catálogos de mais de 10 empresas e associações setoriais para serem distribuídos. Entre os setores representados estão móveis, cosméticos, material cirúrgico, alimentos, têxtil, equipamentos agrícolas, madeira e luminárias.
O estande brasileiro está localizado no Pavilhão 1, ao lado dos estandes da Indonésia e do Egito. No ano passado, os principais produtos brasileiros exportados para o Sudão foram açúcar, leite, tratores e outros equipamentos agrícolas, fumo, carne de frango e gomas de mascar. As vendas para o país árabe somaram US$ 46,88 milhões. Já as importações brasileiras do Sudão totalizaram US$ 192,95 mil, sendo couro e pele de cabra e ovelhas, plantas para perfumaria e medicina e goma arábica os principais produtos.

