São Paulo – Uma das principais feiras de agronegócio da América Latina, a Agrishow, que será realizada de 26 a 30 de abril, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, vai ter a participação de uma empresa do Sudão. Representantes da companhia Tairab Agrobusiness Group vão estar entre os 17 compradores internacionais que participarão das rodadas de negócios promovidas pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).
Os compradores internacionais, que vêm ao Brasil com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), têm encontros agendados com fabricantes brasileiros de máquinas e equipamentos agrícolas e de irrigação nos dias 27 e 28. No ano passado, na última edição do evento, um grupo do Sudão também participou da feira e fechou negócios.
De acordo com o embaixador do Sudão em Brasília, Abd Elghani Awad Elkarim, os sudaneses estão cada vez mais cientes da tecnologia e know how dos equipamentos e maquinários agrícolas do Brasil, por isso estão vindo com mais freqüência ao país.
Além dos sudaneses, participam das rodadas de negócios empresas da África do Sul, Angola, Colômbia, Guatemala, Honduras, Panamá, Peru e Zâmbia. Nos cinco dias de feira, são esperados 140 mil visitantes e compradores de 50 países, entre agricultores, pecuaristas, executivos da agroindústria, pesquisadores, entre outros profissionais do setor. Segundo a organização, a Agrishow deve gerar R$ 860 milhões em negócios.
Mais de 700 expositores
Para atender a demanda do volume de expositores, a área de exposição da Agrishow aumentou em 50% em relação a edição anterior, totalizando 360 mil metros quadrados. São mais de 700 expositores, de 45 países, que vão apresentar as novidades em tratores, colheitadeiras, caminhões, implementos agrícolas, insumos, entre outros maquinários e equipamentos.
A 17ª edição da feira, que teve início em 1993, é organizada e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado e é uma iniciativa da Associação Brasileira de Agribusiness (Abag), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) e Sociedade Rural Brasileira (SRB).
Segundo informações do site da feira, o agronegócio brasileiro representa 26% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e 37% dos empregos. O país ocupa a primeira posição de exportador de café, suco de laranja, carne bovina e de frango, cana-de-açúcar, tabaco e álcool, o que torna o país o terceiro maior exportador agrícola do mundo.
Serviço
Agrishow (Feira Internacional da Tecnologia em Ação)
Data: 26 a 30 de abril de 2010
Local: Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro-Leste / Centro de Cana IAC – Rod. Antonio Duarte Nogueira, Km 321 – Ribeirão Preto – SP
Site: www.agrishow.com.br