São Paulo – O Governo de São Paulo e o EDGE, grupo do setor de Defesa com sede em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, vão colocar em prática um parceria assinada nesta semana no país árabe, conforme informações divulgadas em comunicado do grupo EDGE nesta quinta-feira (18). Pelo acordo, será estabelecido um período de seis meses para validar um plano que tem como objetivo entregar uma resposta de segurança pública mais eficiente (na foto, o vice-governador de São Paulo, sentado e à direita, assina o acordo).
O projeto foi denominado “Bola de cristal”. Para atingir os objetivos previstos, terá um plano de vigilância nos distritos centrais da cidade de São Paulo com soluções inteligentes de monitoramento por câmeras, comando e controle integrados, comunicações, vigilância avançada e reconhecimento, drones e inteligência artificial entre outras tecnologias.
Todos esses e outros recursos deverão contribuir para ajudar os serviços de segurança pública a identificar áreas e pontos críticos à segurança, dar suporte a vítimas de crimes, auxiliar na tomada de decisão do governo, melhorar alocação de recursos de forma que o resultado seja a redução nas taxas de criminalidade. Ao final do teste, deverá ser feito um roteiro para expandir o uso desses recursos em todo o estado de São Paulo.
A comitiva do governo paulista que foi a Abu Dhabi foi liderada pelo vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, que foi acompanhado pelo secretário de Assuntos Internacionais, Lucas Ferraz, pelo prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias, e pelo assessor internacional de Segurança Pública, Alexandre Nepomuceno. No decorrer da semana, a comitiva brasileira visitou as instalações da empresa emirati, que, por sua vez, anunciou a expansão da sede e base industrial da SIATT, empresa brasileira especializada em armas inteligentes que teve 50% do seu capital adquirido pelo EDGE em 2023.
No comunicado, Ramuth afirma que esta parceria representa um avanço “considerável” no aprimoramento da segurança, tecnologia e tomada de decisões com base em dados. Diretor-geral e CEO do Grupo Edge, Mansour Abdalla, afirmou que a empresa tem visto “resultados tangíveis” em parcerias desenvolvidas com o governo de São Paulo e que a empresa pode oferecer soluções para os desafios enfrentados por seus parceiros.