Emirates News Agency
Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) – A primeira fase do projeto da Emirates Telecomunications Company (Etisalat), dos Emirados Árabes Unidos, para operar o segundo serviço de telefonia celular da Arábia Saudita estará pronta em março de 2005.
Mohammad Omran, presidente da Etisalat, disse ontem (03) que o consórcio liderado pela Etisalat já selecionou as empresas parceiras e tem como objetivo começar a fornecer os serviços de telefonia celular até o começo de março, cobrindo 14 das principais cidades da Arábia Saudita.
"Para a primeira fase do projeto selecionamos a Ericsson, Alcatel, Motorola e a Hawawi da China, assim como alguns fornecedores de tecnologias da informação, mas ainda escolheremos outras para as próximas fases", contou Omran.
A porta de entrada para o maior mercado de GSM do Oriente Médio foi aberta à Etisalat em agosto. O consórcio, liderado pela gigante de comunicações dos Emirados Árabes Unidos, venceu licitação para operar na Arábia Saudita como a segunda operadora de telefonia celular.
O anuncio foi feito após a decisão da autoridade reguladora saudita, a Comissão de Tecnologias da Informação e Comunicações (CITC), ter sido aprovada pelo governo saudita. O valor do contrato é de US$ 3,457 bilhões.
"Por enquanto, o contrato na Arábia Suadita é o maior que temos. No entanto, esperamos maiores projetos para o futuro. Estamos avaliando outros investimentos na Ásia e na África, por exemplo, e faremos o anúncio assim que forem finalizados", disse o presidente da companhia.
Os trabalhos para os sistemas de telefonia celular de segunda e terceira geração na Arábia Saudita, país que possui o maior PIB do Oriente Médio, já começaram. "Na verdade começamos durante a fase de propostas. Temos um plano agressivo e devemos estar prontos para começar o fornecimento conforme planejado", disse ele.