Abu Dhabi – A Al Yah Satellite Communications Company (Yahsat), empresa do grupo estatal Mubadala, de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, vai lançar seu segundo satélite, o Y1B, da base espacial de Baikonur, no Cazaquistão, em Abril.
O satélite seis toneladas foi transportado, em uma aeronave Antonov, da fabrica da EADS Astrium, em Toulouse, na França, para o Cazaquistão, onde passará por novos testes antes de ser transferido para a área de lançamento. O Y1B será lançado por um foguete ILS Proton Breeze M, em abril.
O satélite tem suprimento de energia de energético de 14 quilowatts e sua vida útil é estimada em 15 anos. Ele será utilizado para fins estatais e comerciais, incluindo o YahClick, novo serviço de internet de banda larga por satélite.
"O sucesso do lançamento do Y1B será um marco para o desenvolvimento da Yahsat. Ele vai ampliar significativamente nossa capacidade de comunicação por satélite e terá impacto positivo em nossa proposta empresarial”, declarou o CEO da Yahsat, Tareq Abdul Raheem Al Hosani.
O primeiro satélite da empresa, o Y1A, que está em órbita geoestacionária, foi lançando em abril de 2011 pela Arianespace. Ele oferece serviços governamentais e comerciais ao Oriente Médio, África, Europa e Sudeste Asiático.
*Tradução de Mark Ament

