Cairo – A Empresa Egípcia de Amido e Glicose planeja adicionar novos itens à sua linha de produtos para diversificar o portfólio em consonância com as mudanças do mercado global. A empresa é exportadora e o diretor de marketing, Karim Kamal (foto acima), estima a participação dos embarques internacionais em 30% das vendas totais da companhia, o que significa ao redor de US$ 20 milhões anualmente.
Em entrevista à Agência de Notícias Brasil-Árabe (ANBA), Kamal disse que a Empresa Egípcia de Amido e Glicose importa cerca de 165 mil toneladas de milho anualmente do Brasil e da Argentina, na América Latina, por estarem entre os maiores produtores de milho do mundo. O milho é insumo dos produtos da companhia egípcia.
O executivo explicou que atualmente existem crises que afetam a todos, como a alta nos preços dos fretes e das matérias-primas, além dos problemas de atrasos na chegada dos embarques. Mas, apesar de todos esses entraves, Kamal conta que o processo produtivo da empresa não tem sido afetado e ela busca continuamente encontrar soluções inovadoras para evitar os efeitos negativos da alta nos preços dos insumos.
O aumento dos preços das matérias-primas, afirmou, é geral e atinge todos os mercados e todas as empresas, não estando vinculado a um determinado país ou companhia, o que já é aceito no mercado global e local. Desde o início do ano, os custos de produção do material principal da empresa, segundo o executivo, aumentaram em mais de 60%, o que teve um impacto significativo no preço final do produto e afetou, consequentemente, a demanda e as vendas.
A Empresa Egípcia de Amido e Glicose exporta para diversos países, com destaque para Quênia e Nigéria, no continente africano, e para Tunísia, Argélia, Marrocos, Síria, Sudão, Iêmen e Líbia, nos países árabes.
Segundo Kamal, os principais produtos da empresa são amido e glicose, mas a companhia planeja adicionar novos itens em breve, apesar dos desafios que o mercado global está enfrentando. A ampliação do portfólio deve ajudar a lidar com as oscilações nos mercados mundiais. O executivo da Empresa Egípcia de Amido e Glicose disse que os novos projetos serão divulgados em outro momento, já que ainda estão em estudo.