São Paulo – Desde 2011, a indústria de alimentos para nutrição clínica Prodiet, do Paraná, exporta seus produtos para a Arábia Saudita. Agora, a empresa também está negociando para entrar nos mercados da Jordânia, Iraque, Emirados Árabes Unidos e Catar.
A Prodiet produz alimentos para nutrição enteral, que são produtos voltados para pessoas que estão se recuperando de cirurgias, realizando tratamentos oncológicos, hemodiálise ou sofrem de diabetes, por exemplo. Esse tipo de alimento pode ser ingerido via oral ou por sondas.
Alessandro Marinho, coordenador de Comércio Exterior, explica que a empresa tem um contrato de exclusividade com um distribuidor na Arábia Saudita que faz a revenda dos produtos da Prodiet. “Os clientes finais são hospitais, lojas e farmácias especializadas”, conta.
Foi o próprio distribuidor saudita que procurou a Prodiet. Segundo Marinho, os produtos da empresa “tiveram boa aceitação no mercado [de lá]”. Atualmente, a empresa faz embarques mensais para o país do Golfo.
Para a Arábia Saudita, diz Marinho, são exportados alimentos voltados para pacientes com diabetes, em recuperação de tratamento de câncer e também para a recuperação de pacientes com dificuldades na digestão e absorção de alimentos.
Atualmente, a Prodiet fabrica 350 mil litros de alimentos líquidos e 40 mil potes e latas de alimentos em pó por mês. Deste total, são exportados de 5% a 7%. Hoje, além do país árabe, a empresa exporta também para a Grécia, mas as perspectivas são de crescimento das vendas externas.
Segundo o executivo, a empresa está trabalhando para, no próximo ano, entrar nos países do Mercosul, Europa, Ásia e África. Quanto à expansão para os quatro países árabes mencionados anteriormente, ela está sendo cuidada pelo mesmo distribuidor saudita. A indústria já envia seus produtos com embalagens em árabe.
“A demanda é crescente”, diz Marinho sobre o mercado de nutrição clínica dos países árabes. “A partir do momento em que os países começam a se voltar para o bem estar da população, eles começam a fazer uso dos nossos produtos”, afirma. Para o coordenador, o Oriente Médio é “uma região onde os países têm uma visão mais globalizada. Para o futuro, vai ser bem promissor”, avalia.
Marinho explica que, no mercado de nutrição clínica, os principais concorrentes da Prodiet são multinacionais como Nestlé e Danone. Hoje, a produção da Prodiet é terceirizada, mas a empresa irá construir uma fábrica própria já no ano que vem.
Com sede na cidade de Curitiba, a Prodiet foi fundada em 2007 e conta com 50 funcionários.
Contato
Prodiet
Site: www.prodietnutricao.com.br
E-mail: export@prodiet.com.br
Tel.: +55 41 3342-2825


