São Paulo – Presente em mais de 40 países, os equipamentos de infraestrutura de telecomunicação da indústria gaúcha Datacom não ficam de fora do mundo árabe. Desde 2012, eles são vendidos a um distribuidor no Egito, que faz a revenda a operadoras de telefonia e internet naquele país e também já embarcou os equipamentos brasileiros para o Kuwait.
“São equipamentos para infraestrutura de redes, como modems, switches e multiplexadores. Nossas exportações para eles não são grandes, mas são contínuas e regulares”, conta Mario Wickert, gerente de Exportações da empresa.
Em uma linguagem mais simples, os modems são os aparelhos que levam o sinal de internet da operadora até o usuário; os switches são equipamentos usados para direcionar o usuário para o site da internet que ele deseja visitar e os multiplexadores permitem que um mesmo canal de comunicação possa ser usado por vários usuários ao mesmo tempo.
Wickert explica que foi o distribuidor egípcio que procurou a empresa gaúcha e, após uma visita à fábrica no Rio Grande do Sul, passou a importar os equipamentos.
Hoje, os principais mercados externos da Datacom são Argentina, Peru, Inglaterra, África do Sul e Venezuela. Em 2014, a empresa teve um faturamento de R$ 250 milhões, dos quais 5% vieram das vendas ao exterior.
De acordo com Wickert, a Datacom pretende aumentar sua participação internacional. “Estamos crescendo ano a ano e nosso objetivo é diversificar os mercados. O mercado árabe é interessante e está sendo acompanhado por nós”, aponta.
Segundo o executivo, os principais eventos internacionais que a empresa participa são na Espanha e na Alemanha “Lá, temos contato com muitos clientes do Oriente Médio”, conta.
Fundada em 1998, a Datacom tem sua sede na cidade de Eldorado do Sul e conta com 800 funcionários.
Contato
Datacom
Site: www.datacom.ind.br
Tel.: +55 (51) 3933-3000
E-mail: wickert@datacom.ind.br


