Marina Sarruf
marina.sarruf@anba.com.br
São Paulo – A marca brasileira de moda fitness, Bia Brazil, já é conhecida em cerca de 40 países, mas ainda não está presente no mercado árabe. Para isso, a proprietária da empresa, Beatriz Dockhorn, vai participar da missão empresarial a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que será realizada em novembro deste ano. A viagem será promovida pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e pela Agência de Promoção das Exportações e Investimentos do Brasil (Apex).
"Este ano estamos buscando entrar em novos mercados e acredito que nosso produto vai ser bem aceito em Dubai", disse Beatriz, que já embarcou algumas peças para mulheres de Dubai. "Uma delas é professora de pilates, que compra e vende para as alunas", completou. As roupas fabricadas pela Bia Brazil são criadas e desenvolvidas pela própria Beatriz.
A empresa, que tem sede em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, foi criada justamente para atender o mercado externo. De acordo com Beatriz, ela começou a produzir as peças no próprio quintal de casa com ajuda da irmã. "No início éramos em quatro funcionários, hoje a fábrica tem 40", disse. Há mais de 10 anos no mercado, as calças, blusas, bermudas e regatas de suplex da Bia Brazil já estão em lojas de países como Estados Unidos e Japão.
"Nós só trabalhamos com produtos de qualidade. Nossas peças são fabricadas com fios importados da Alemanha, é uma linha que não arrebenta", disse Beatriz. Segundo ela, para se garantir no mercado externo é preciso trabalhar apenas com produtos de qualidade. "Em qualquer segmento é preciso oferecer o melhor", afirmou. Uma prova do sucesso da marca Bia Brazil no exterior é que, do total produzido pela empresa, 90% é exportado.
Segundo Beatriz, o objetivo da companhia este ano é conseguir aumentar em 30% as vendas externas. "Nossa meta é continuar no mercado externo. Em 2008 esperamos concretizar novos mercados." A empresa produz em média 20 mil peças por mês e os principais destinos das roupas de ginástica são Estados Unidos, África do Sul, Austrália, Canadá e México.
Para conquistar novos mercados, Beatriz sempre participa de feiras internacionais, seus próximos destinos são Espanha e Rússia. A empresária conta que no início do seu trabalho, sua primeira exportação foi feita pelo site da empresa para Costa Rica. "Isso foi a há dez anos e o importador continua nossa cliente. Hoje, nossas peças são vendidas numa rede de lojas da Costa Rica que está presente em três shoppings do país", disse. Beatriz afirmou ainda que o site da empresa, desde o início, já tinha sido desenvolvido em três línguas: português, inglês e espanhol.
Mercado interno
Para atender a demanda do mercado interno, Beatriz está reformulando o site da empresa. Segundo ela, as brasileiras interessadas nas peças da Bia Brazil poderão fazer suas encomendas pelo site. Apesar da empresa produzir apenas roupas de ginástica, a companhia produz, exclusivamente, os biquínis para os concursos de Miss Rio Grande do Sul e Garota Brasil.
Contato
Bia Brazil
Tel: +55 (51) 3344-7602
E-mail: exportacao@biabrazil.com.br
Site: www.biabrazil.com.br

