Geovana Pagel
geovana.pagel@anba.com.br
São Paulo – A Native Alimentos, pioneira na produção de açúcar orgânico no Brasil, está investindo no lançamento de produtos com maior valor agregado. A linha de cookies orgânicos foi apresentada na Biofach América Latina 2007, feira que acaba hoje (18) em São Paulo. A novidade vem em embalagens de 40 gramas cada, nos sabores baunilha, chocolate, café e banana. “É mais um produto que vamos apresentar para os nossos clientes no Brasil e, principalmente, no exterior”, diz Fernando Vanzela, supervisor de comércio exterior da empresa.
A produção do açúcar orgânico a partir de 1997 na Usina São Francisco, em Sertãozinho, no interior de São Paulo, foi o embrião da Native. Além das 60 mil toneladas anuais de açúcar orgânico, mais de 50% de toda a produção mundial do produto, a lista de mercadorias da marca inclui cafés, sucos de laranja e maracujá e achocolatados.
Além de abastecer o mercado interno, os produtos livres de agrotóxicos ou qualquer produto químico artificial são exportados para 57 países. Entre eles, cinco são árabes: Arábia Saudita, Egito, Marrocos, Tunísia e Líbano. “A Arábia Saudita, o Egito e a Tunísia importam principalmente açúcar orgânico. Marrocos e Líbano já importaram também outros produtos como café e achocolatados”, conta Vanzela.
“O potencial para nossos produtos no mercado externo é enorme. Assim como já acontece com o açúcar orgânico, queremos ser referência também na produção de produtos acabados”, afirma o executivo.
A Native é a única empresa brasileira certificada pelas instituições mais importantes do mundo, como FVO-IFOAM (Farma Verified Organic – International Federation of Organic Agriculture Movements) e a Ecocert/EEC, em conformidade com os padrões orgânicos europeus. Possui, ainda, o selo japonês ICS/JAS (International Certification Services – Japan Agricultural Standards). No Brasil, é certificada pelo IBD (Instituto Biodinâmico).
Cana Verde
Em 1986, a Native, do Grupo Balbo, iniciou o Projeto Cana Verde com o objetivo de desenvolver um sistema auto-sustentável de produção de cana-de-açúcar, convertendo todo o sistema produtivo para a agricultura orgânica. Hoje a usina São Francisco cultiva 7,5 mil hectares com cana-de-açúcar 100% certificada para produção orgânica. Para complementar as necessidades de matéria-prima orgânica da usina, 6 mil hectares de 11 fazendas localizadas na Usina Santo Antônio, pertencentes ao mesmo grupo, também foram convertidos e 100% certificados no sistema orgânico. Como resultado dessa medida, os 13.500 hectares de canaviais certificados permitem que usina industrialize toda sua safra organicamente.
Desde o final da década de 80 a Usina São Francisco produz energia elétrica a partir do bagaço da cana, o suficiente para alimentar toda a sua operação e ainda ter um excedente que é vendido para a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). Essa energia é suficiente para abastecer uma cidade de 30 mil habitantes.
Outros produtos também estão sendo desenvolvidos a partir da cana-de-açúcar. Um deles é o plástico biodegradável que tem como objetivo explorar por inteiro o potencial da cana, além de permitir que o ciclo de produção termine deixando a menor quantidade possível de resíduos.
Contato
Native Alimentos
Telefone: +55 (16) 3946-7000
Site: www.nativealimentos.com.br

