São Paulo – Uma das mais tradicionais companhias marroquinas de azeite de oliva, a Atlas Olive Oils, quer começar a exportar para o Brasil. Representantes da empresa estão em São Paulo em busca de um distribuidor. “Escolhemos o Brasil porque é o maior mercado da América Latina e há uma forte imigração de árabes e espanhóis, que consomem muito azeite”, afirmou o diretor-administrativo da companhia, Othmane Aqallal, que esteve ontem (02) na Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
A Atlas Olive Oils já exporta para o Japão, Estados Unidos, Canadá, França, Reino Unido, Austrália e países do Golfo Arábico. Segundo o gerente da empresa, Amine Chraibi, o diferencial do azeite extra virgem da companhia está no nível de acidez do produto, que varia de 0,1% a 0,2%. Uma de suas características é que ele é cultivado em fazendas no deserto com água das montanhas do Atlas e de maneira sustentável.
As três fazendas da empresa, que correspondem a uma área de 600 hectares de oliveiras plantadas, têm capacidade de produzir um milhão de litros de azeite por ano. Desse total, 75% é destinado para exportação e o restante é distribuído para os melhores restaurantes e mais luxuosos hotéis do Marrocos, como o La Mamounia, em Marrakech.
A idéia dos representantes é atuar também nesse segmento mais refinado no Brasil, já que o azeite extra virgem da Atlas é um dos mais puros que existe. Segundo eles, estabelecer uma empresa em São Paulo para vender diretamente para lojas especializadas e restaurantes também está nos planos.
Além de São Paulo, Aqallal e Chraibi vão para o Rio de Janeiro. “Temos diversos encontros agendados com distribuidores aqui”, disse o diretor-administrativo, que fez os contatos com a ajuda do departamento de Comércio Exterior da Câmara Árabe. De acordo com o gerente, a Atlas Olive Oils, num primeiro momento, quer concentrar a divulgação do azeite nos estados do Sul e Sudeste brasileiro.
A companhia, que é responsável desde a plantação das oliveiras até o envase do azeite, tem dois tipos de produtos: o Desert Miracle, com 0,1% de acidez; e o Les Terroirs de Marrakech, com 0,2%.
Mais de 120 anos
A história da Atlas Olive Oils começou em 1887, com a família Aqallal. A tradição do cultivo das oliveiras foi passada de pai para filho e hoje está na 5ª geração. Ao longo dos últimos cem anos, a empresa conquistou diversos prêmios, como o Great Taste Awards, de Londres; o Los Angeles International Extra Virgin Olive Oil; o Leone D’Oro, de Milão; o Oil China, em Xangai, entre outros.
Com mais de 100 trabalhadores rurais, a Atlas trabalha com um avançado sistema de irrigação que permite uma maior economia de água. Preocupada com o desperdício, a empresa construiu uma represa com capacidade para armazenar 46 mil metros cúbicos de água. Pensando no desenvolvimento sustentável, a companhia criou a Agro Health, que ajuda e ensina os trabalhadores rurais a melhorar e a conservar o cultivo das oliveiras.
Contato
Atlas Olive Oils
Site: www.atlasoliveoils.com

