Geovana Pagel
geovana.pagel@anba.com.br
São Paulo – A Príncipe Verde, fabricante mineira de sapatos femininos, quer fechar novos contratos de exportação com os países do Oriente Médio e Norte da África. Há cerca de três anos, a indústria atendeu pedidos do Kuwait, Arábia Saudita e Marrocos. Como as vendas não tiveram continuidade, a fábrica sediada em Belo Horizonte, Minas Gerais, quer retomar o contato com os importadores árabes.
"É um mercado que nos interessa muito e tem muito poder de compra. Nossos sapatos agradam as consumidoras árabes porque usamos couro de primeira qualidade e muita pedraria e strass", conta o gerente de exportação, Elton Morais. Para garantir a oportunidade de expor os produtos para os compradores internacionais, a Príncipe Verde já reservou seu estande na próxima edição da Couromoda, que vai ocorrer de 14 a 17 de janeiro de 2008. "Estaremos na rua D e estamos aguardando os importadores árabes para negociar", garantiu Morais.
A Príncipe Verde foi fundada em 1975. No início, a empresa funcionava em uma pequena sala, com uma produção de apenas 30 pares de sapatos por dia. Naquela época, o enfoque era no desenvolvimento de scarpins tradicionais em couro, produto que se tornou referência no mercado e ainda hoje é o carro chefe da empresa. Já em 1979 a produção deu um salto para 500 pares por dia e o mix de produtos se diversificou. Hoje a produção é de 1.500 pares por dia e a fábrica emprega 130 funcionários.
"Desde o começo, a qualidade final do produto associada a uma gestão eficiente proporcionou à empresa um crescimento rápido e equilibrado. Atualmente a Príncipe Verde é uma marca de alcance nacional que vende seus produtos para cerca de 1.800 lojistas em todo o Brasil", explica Morais.
No mercado interno, a fabricante abastece praticamente todos os estados. Os maiores pedidos são feitos para o Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e região Nordeste. O departamento de exportação foi criado em 2000, ano em que a empresa passou a investir no desenvolvimento do mercado internacional.
Os principais mercados importadores são Chile e Bolívia. Além dos já citados Kuwait, Arábia Saudita e Marrocos, a Príncipe Verde também vende para Venezuela, Austrália e Estados Unidos. "Nossos clientes conhecem nosso produto, confiam na nossa qualidade e compromisso com os prazos de entrega", afirma.
Variedade
Atenta às demandas e necessidades da moda e do novo consumidor, a empresa diversificou suas coleções e seus processos de fabricação. Além dos reconhecidos calçados fechados em couro, a indústria oferece ao mercado um mix diferenciado de produtos que inclui uma linha completa de anabelas, sapatilhas, tênis, sandálias baixas e itens sofisticados para festas. São cerca de 150 modelos por coleção, coordenados pela designer Adriana Morais, com uma cartela de cores que pode chegar a 38 variantes.
A Príncipe Verde realiza quatro lançamentos anuais que são apresentados nas principais feiras do país. A empresa tem presença confirmada na Francal e na Couromoda, que acontecem em São Paulo, e nas feiras regionais BH Shoes e Minas Preview que acontecem duas vezes por ano, em Belo Horizonte.
Contato
Príncipe Verde
Site: www.principeverde.com.br
Telefone: +55 (31) 3462 6143 e +55 (31) 9286.02.46
E-mail: eltoncourosltda@hotmail.com

