Marina Sarruf
São Paulo – A fabricante mineira de calçados Sandálias Giovanna vai embarcar 25 mil pares de sapatos para a Arábia Saudita ainda esta semana. Essa será a primeira exportação da empresa para um país árabe. De olho nesse novo mercado, a companhia vai participar da Motexha Autumn, feira do setor que será realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 12 e 15 de setembro.
Segundo o gerente de exportações da Giovanna, Rogério Souza Moraes, o contato com os importadores sauditas foi feito durante as feiras Francal e Couromoda, realizadas em São Paulo. Entre os calçados que serão embarcados para a Arábia Saudita estão chuteiras e tênis masculinos, femininos e infantis.
Ele acredita que os países árabes são um mercado estratégico. "Nossa idéia agora é mudar de mercado", afirmou Moraes. A empresa está em busca de alternativas aos destinos tradicionais por conta da valorização do real frente ao dólar, que ocasionou uma queda nos embarques. Ela já exportou para Portugal, Estados Unidos, Espanha, Panamá, França e Argentina.
Segundo o proprietário da companhia, Ivo Maia, os importadores sauditas gostaram muito dos produtos e já encomendaram mais três contêineres com 14 mil pares de sapatos femininos, masculinos e infantis para o próximo mês. São 4 mil pares de sapatos femininos, 6 mil pares de tênis infantis e 4 mil pares de sapatos masculinos. "Eles já visitaram a nossa fábrica duas vezes", disse.
Feira
A presença na Motexha será também a primeira participação da empresa em uma feira no exterior. "Estou super entusiasmado", afirmou Maia. Segundo ele, trata-se de uma oportunidade justamente para abrir novos mercados. A presença de companhias brasileira no evento será organizada pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB). "Esperamos vender de 150 mil a 200 mil pares na feira", acrescentou Maia, que pretende destinar 10% de sua produção para o mercado árabe.
De acordo com ele, o governo de Minas Gerais também está incentivando as empresas mineiras a exportar para os países árabes. "É um mercado com potencial, já que eles importam os produtos acabados", disse.
As exportações da empresa começaram há três anos. No entanto, apenas 5% da produção é destinada ao mercado externo atualmente. "As vendas externas caíram demais", ressalta Maia. Todos os contatos internacionais são realizados nas principais feiras do setor no país.
A fábrica da Giovanna está localizada em São Paulo, mas a sede da empresa fica em Nova Serrana, em Minas, terceiro maior pólo calçadista nacional. Fundada em outubro de 2000, a companhia tem uma capacidade de produção de 10 mil a 15 mil pares por dia e conta com 30 funcionários.
Além de tênis e sapatos fechados, a empresa produz sandálias e tamancos. Os calçados Giovanna são distribuídos para todo o Brasil.
Contato
Sandálias Giovanna
Tel +55 (37) 3225-0179
Site: www.sandaliasgiovanna.com

