Geovana Pagel
São Paulo – De janeiro a abril deste ano, o Oriente Médio foi responsável por 17% das exportações da fabricante de papéis especiais MD Papéis, de Caieiras (SP). A companhia exporta cartolina para os países árabes há mais de 15 anos.
Com uma estratégia de negócios voltada para o segmento de papéis para uso industrial, de maior valor agregado, a empresa estabeleceu como metas para os próximos anos aumento do mix de produtos, crescimento do volume de exportações e atualização do parque industrial.
"Até o final deste ano investiremos R$ 25 milhões em novas máquinas. O objetivo é ampliar a receita de exportação de 25% para 40% nos próximos anos", conta Sandra Casarotto, chefe do departamento de Exportação. Segundo ela, o mercado árabe importa cartolina para fins escolares e montagem de pastas em geral.
Volume
"Em alguns meses chegamos a exportar cerca de 500 toneladas de papel aos países árabes", conta Sandra. "A maior demanda ainda é por cartolina, pois lá não existem muitas fabricantes de embalagens que possam utilizar outros produtos nossos, como os papéis especiais", explica.
De acordo com a executiva, o representante da MD no Oriente Médio está sediado no Chipre, que foi escolhido por sua localização. É a terceira maior ilha do Mediterrâneo, distante a noventa quilômetros da Síria.
Cooperação tecnológica
Em 2000, a MD assinou um acordo de cooperação tecnológica e mercadológica com a Technocell, da Alemanha, maior produtora mundial de papéis decorativos. No mesmo ano, iniciou a construção da nova linha de produção de papéis decorativos e melhorias da linha existente.
"A MD é uma das primeiras fábricas de papel do Brasil, foi inaugurada numa época em que o país era abastecido quase que exclusivamente por importações", destaca Sandra.
A empresa, fundada em 1890, pertence ao grupo Formitex e é conhecida mundialmente por sua capacidade de dominar diferentes tecnologias na produção de papéis especiais, destinados à indústria.
Hoje, a companhia emprega 450 pessoas e tem seus produtos exportados para mais de 40 países. Entre os principais mercados estão a Argentina, a Itália, a Espanha.
Respeito à natureza
Para garantir sua qualidade e produtividade sem agredir a natureza, a MD Papéis desenvolveu uma série de mecanismos e programas que destacam a preocupação com o meio-ambiente.
"Essa preocupação começa na utilização de matérias-primas procedentes de áreas de reflorestamento, o que ajuda a diminuir a destruição de flora e fauna nativas", explica Sandra.
Além disso, toda a água utilizada na empresa passa por uma estação de tratamento de efluentes antes de ser devolvida ao rio Juqueri, colaborando, desta forma, para o programa de despoluição do Tietê, do qual o Juqueri é afluente.
A companhia também realiza o programa de coleta seletiva, que mobiliza todos os colaboradores da MD e ajuda a reciclar os resíduos produzidos na empresa.
Contato
Telefone: 55 (11) 4441.7800

