Agência Sebrae
São Paulo – A pequena empresa Chocolates Genevy, da capital paulista, está conseguindo driblar a concorrência nesta Páscoa. Segundo a sócia Gisele Camargo, a indústria lançou para este feriado produtos de chocolate à base de soja, o Genevy Soy.
"Estamos tendo uma procura menor pelo chocolate tradicional, mas aumentamos em 50% o número de clientes que buscam produtos com soja".
O chocolate de soja é 100% vegetal, feito com extrato de soja, sem lactose ou glúten. É especialmente indicado para pessoas com intolerância à lactose e celíacos. "Antes só vendíamos para pessoas que podiam consumir o chocolate tradicional, agora temos novos clientes. Eles compram em pequenas quantidades, experimentam e acabam fazendo encomendas maiores".
Além disso, segundo estudos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a soja é considerada um alimento funcional porque além de funções nutricionais básicas, produz efeitos benéficos à saúde, reduzindo os riscos de algumas doenças crônicas e degenerativas.
A soja é rica em proteínas de boa qualidade, possui ácidos graxos poliinsaturados e compostos fitoquímicos como isoflavonas, saponinas, fitatos, dentre outros. Também é uma excelente fonte de minerais, como cobre, ferro, fósforo, potássio, magnésio, manganês e vitaminas do complexo B.
A empresa está comercializando desde ovos de Páscoa a bombons, barrinhas, pão-de-mel integral, entre outros produtos. Os recheios também são feitos com leite condensado de soja, além de frutas e castanhas.
A Chocolates Genevy existe formalmente há dois anos, mas a fabricação de chocolates pela mãe de Gisele e suas irmãs ultrapassa os 20 anos. Segundo ela, outras empresas também produzem o chocolate de soja, mas o grande diferencial da empresa são os produtos artesanais, com embalagens especiais. "Ainda somos pequenas, mas estamos com representantes em várias regiões da cidade. Nosso objetivo é expandir nossa atuação no Estado".