Marina Sarruf
São Paulo – A empresa Milano Estruturas Metálicas procura parceiros para desenvolver projetos para linhas de transmissão de energia elétrica nos países árabes. Esse é um dos objetivos da participação do presidente da companhia, Guido José Burigo, na missão empresarial de Santa Catarina ao Golfo Arábico, que será realizada a partir do dia 26. O empresário também é vice-presidente para assuntos regionais da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), que organiza a viagem em parceria com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
"O Mundo Árabe é promissor. São fortes financeiramente e estão fazendo obras de energia sem tamanho", afirmou Burigo. A missão catarinense vai para o Kuwait, Emirados Árabes Unidos e Catar. Segundo Burigo, a Milano já exporta para os países da América do Sul e agora busca entrar nos mercados da África e do Oriente Médio. "Desenvolvemos projetos de acordo com o interesse do cliente", disse.
A Milano tem capacidade de produção de 1,5 mil toneladas de estruturas metálicas por mês e conta com sua própria estação para a realização de testes das estruturas. "As linhas de transmissão são obras grandes, por isso procuro investidores nessa área nos países árabes", disse Burigo. A empresa foi fundada em 1974 e está localizada em Criciúma.
Além da Milano, o empresário é sócio da Mecril, fabricante de ferragens galvanizadas para redes de distribuição de alta e baixa tensão, telefonia e TV a cabo. A empresa tem capacidade para produzir também 1,5 mil toneladas de ferragens por mês e já exporta há mais de 20 anos para América do Sul, Central, Estados Unidos e Canadá. A Mecril está localizada em Forquilhinha. As duas empresas juntas empregam 700 funcionários e prevêem um faturamento para este ano de US$ 50 milhões.
Plantas para decorar
Numa outra seara está a floricultura HJ Eipper, que também está entre as dez empresas e entidades que vão participar da missão. A proprietária, Ingelore Werner Eipper, vai oferecer aos árabes plantas ornamentais para decoração de hotéis, jardins, ilhas e residências. "Quero fazer contatos na região. Com todas essas construções que estão tendo no mercado árabe acredito que eles têm interesse nessa área", disse.
Ingelore pretende mostrar aos árabes diferentes tipos de palmeiras. "Temos vários tamanhos, algumas chegam a 30 metros de altura. São maravilhosas", afirmou. A empresária já chegou a exportar para os Emirados há dois anos, mas as vendas foram feitas por um distribuidor na França. "Quero fazer contatos para exportar direto", completou. Segundo ela, o tempo de viajem é longo e é preciso verificar a logística de transporte para a região. Ingelore já exportou muito para Europa, principalmente para Holanda, Itália, França e Espanha. A Hj Eipper é de Corupá e emprega sete funcionários.
Além da floricultura, Ingelore vai representar na viagem empresas de móveis, assoalhos de madeira e pias de marmoriti (uma imitação de mármore). "Quero sentir o que o mercado árabe necessita para podermos nos adequar a ele", afirmou.
Contatos
Milano
Tel: +55 (48) 9988-0302
Site: www.milanoestruturas.com.br
Mecril
Tel: +55 (48) 2101-5330
Site: www.mecril.com.br
HJ Eipper
Tel: +55 (47) 3375-1097

