Débora Rubin
debora.rubin@anba.com.br
São Paulo – Há dez anos a empresa Balança Omega, de Curitiba, Paraná, vem pesando os caminhões que rodam pelo Brasil. Ela produz balanças rodoviárias, aquelas nas quais os caminhoneiros são obrigados a parar para pesar seus veículos. "Temos dois tipos de balanças: a fixa e a móvel", explica Flávio André Przybysz, que trabalha no departamento comercial da empresa.
A fixa, mais utilizada, exige acessórios como as câmeras que mostram se o caminhão parou para pesar ou não, registrando, se necessário, a multa. "É mais que um produto, é uma solução, pois exige todo um estudo da demanda e todo um aparato", explica Flávio. Já a móvel é mais simples, pode ser transportada em uma van e, como o nome diz, levada para qualquer canto.
A Omega trabalha conforme a demanda. A clientela é basicamente o poder público e as concessionárias que administram algumas estradas brasileiras. "Atendemos todas as concessionárias de estrada do país", diz Flávio. A Omega quer se voltar para o mercado externo e vender suas soluções para outros países. "Essas balanças com certeza são de interesse dos países árabes", acredita Flávio. "Todos os países que têm interesse em fiscalizar suas estradas, têm interesse em produtos como esses."
A Balança Omega foi criada há mais de dez anos por ex-funcionários da Siemens. O Sistema de Pesagem Omega, criado por eles, funciona a partir da leitura de sensores instalados nas placas de pesagem. O software de controle da balança foi desenvolvido para as plataformas Windows 95, 98 ou NT. O sistema identifica qual é o tipo do veículo que está sendo pesado e calcula o peso por eixo ou por grupo de eixos.
A empresa tem 30 funcionários e um faturamento que varia conforme a demanda. Como são produtos de alto valor agregado – a balança fixa chega a custar R$ 1 milhão e a móvel, R$ 200 mil – a empresa costuma ter um bom rendimento mesmo em tempos mais escassos. "Temos, no momento, encomenda de oito balanças móveis para entregar em janeiro", diz Flávio.
Além das balanças, há outros produtos opcionais que podem ser agregados às balanças, como o Medidor Dinâmico de Veículos (MDV), que mede o comprimento do veículo. "Também estamos montando uma unidade de negócios para produtos de automação comercial, industrial e componentes eletrônicos", adianta Flávio.
Contato
Balança Omega
Mariano Alves da Silva Neto
Tel: +55 41 3238-1178
E-mail: mariano@balancaomega.com.br
Site: www.balancaomega.com.br