Silwan Abbassi*
Brasília – A empresa saudita Bin Laden Group anunciou neste domingo (14) que vai construir na Síria um conglomerado de fábricas de materiais de construção, segundo informa o jornal árabe Al Hayat. Na nova empresa será investido um total de US$ 170 milhões em parceria com investidores sírios, que serão responsáveis por 30%. O montante será investido em duas fases, ambas de US$ 85 milhões.
A nova empresa será um dos maiores grupos dedicados à industrialização de materiais de construção na Síria. As plantas industriais ficarão na zona franca industrial de Adra e cobrirão uma área de 264 mil metros quadrados. Serão criados nove complexos industriais para a produção de todos os insumos necessários para o setor de construção. De acordo com representantes da empresa, ela poderá fornecer 80% do material requisitado por grandes projetos e novas construções.
Em uma entrevista coletiva, o presidente do conselho administrativo da empresa, Mutaz Al-Sawaf, declarou que a criação da companhia foi decidida após um estudo sobre o crescimento da economia síria nos últimos anos, em que o governo do país adotou o setor privado como parceiro no processo de desenvolvimento.
Além do mais, segundo a Syrian Arab News Agency (SANA), agência de notícias oficial do governo sírio, o Bin Laden Group é conhecido por sua experiência em engenharia, desenvolvimento, operação e manutenção de projetos. A empresa está entre as maiores construtoras e gerenciadoras de projetos da região do Golfo Arábico e desenvolve projetos para governos e também para empresas privadas na região.
*Tradução de Mark Ament

