São Paulo – Uma empresa da Tunísia encontrou no reaproveitamento de resíduos têxteis uma forma de fazer negócios e cuidar do meio ambiente. A Fiber Conversion Company trabalha transformando esses materiais em novos produtos, de acordo com notícia publicada na agência de notícias local tunisiana, a Tunis Afrique Presse (TAP).
Os resíduos têxteis são um problema antigo na Tunísia, sendo exportados ou incinerados, contribuindo para a degradação ambiental, de acordo com a notícia da TAP. A empresa Fiber converte os resíduos de volta em fibra antes de usá-los para fabricar itens de alta demanda, como almofadas, esfregões e colchões. Os produtos são vendidos nos mercados local e internacional, gerando valor na exportação do setor têxtil tunisiano.
De acordo com a TAP, a abordagem inovadora na gestão de resíduos teve um impacto significativo na Tunísia, reduzindo os volumes em aterros sanitários e ajudando a preservar o meio ambiente. Com seu negócio, a Fiber também cria oportunidades econômicas para a população tunisiana. A empresa, no entanto, acredita que a legislação voltada a quem recolhe e vende resíduos precisa ser reformulada, com a diminuição de impostos, para incentivar a atividade.
Foto de abertura meramente ilustrativa