São Paulo – A tunisiana Companhia de Fosfatos de Gafsa (CPG, na sigla em francês) receberá investimentos de 236 milhões de dinares tunisianos, equivalentes a US$ 76,1 milhões pela conversão atual, voltados para aumentar a capacidade de produção de fosfato. A notícia foi publicada na agência de notícias Tunis Afrique Presse (TAP).
O recurso é parte de um programa de investimentos aprovado em maio pelo Conselho de Segurança Nacional para a Produção de Fosfato, que contempla a aquisição de equipamentos. O primeiro lote de máquinas chega em setembro.
O diretor de Informações e Comunicações da companhia, Ali Al-Hoshati, disse que as máquinas servirão para melhorar a capacidade de extração de fosfato bruto nas minas de Oum Larayes, Métlaoui, Mdhilla e Redayef.
Os equipamentos incluem 18 caminhões, seis máquinas hidráulicas, três máquinas rotativas e seis carregadeiras, além de equipamentos para aumentar a capacidade da empresa de extrair e transportar fosfato.
A produção comercial de fosfato comercial da CPG é de 3,5 milhões de toneladas por ano.
A empresa deve anunciar em breve licitação para compra de novos lotes de máquinas. No âmbito deste programa de investimentos, em vigor até 2024, a empresa pretende renovar 30% da sua frota de equipamentos de mineração.