Túnis – A Cofat, empresa do grupo tunisiano Elloumi que produz cabos elétricos para automóveis (chicotes), decidiu que vai instalar sua fábrica brasileira em Curitiba, capital do Paraná. Faz alguns anos que a companhia estuda abrir uma subsidiária no Brasil para atender ao mercado do Mercosul. "Fizemos um estudo econômico e esse é o melhor lugar", disse o diretor da companhia, Ferid Tounsi.
Ele e o diretor financeiro, Elyes Rekik, disseram que inicialmente pretendem alugar um imóvel para instalar a linha de produção. "É para começar rápido. Para construir demoraria mais tempo", afirmou Tounsi.
Tounsi e seus colegas participaram do encontro empresarial Brasil-Tunísia realizado nesta quinta-feira, em Túnis, como parte da missão comercial ao Norte da África organizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
O executivo deve ir ao Brasil no início de março para fazer a escolha do local. A companhia quer iniciar a produção no próximo ano e deverá fazer um investimento inicial de 1 milhão de euros, especialmente em máquinas.
De acordo com Tounsi, o negócio deve gerar pelo menos 100 empregos no início, número que pode aumentar para 2 mil no futuro. A empresa vai utilizar mão-de-obra brasileira.
O grupo Elloumi atua em diferentes setores e, além da Tunísia, tem fábricas em Portugal, Romênia, Marrocos e Egito.

