São Paulo – A Flight Technologies (FT Sistemas), empresa de São José dos Campos, no interior de São Paulo, que desenvolve e comercializa veículos aéreos não tripulados (Vants), ou “drones”, como são chamados em inglês, aposta no mercado externo após ter fechado contrato com um país da África. “Nós achamos que a demanda externa é muito promissora”, disse o presidente da companhia, Nei Brasil.
Para ele, as oportunidades de negócios estão em países do Oriente Médio, África e Ásia. “Queremos trabalhar mais em países onde o Brasil tem influência estratégica, alinhamento político e econômico, e também que não são tradicionais do ponto de vista de exportações [de produtos do gênero]”, afirmou o executivo. A ideia é evitar neste momento mercados como os dos Estados Unidos, Israel e algumas nações europeias que dominam esta tecnologia e são concorrentes diretos na área.
A parceria com o governo é importante para a promoção comercial nesta área, pois muitos dos clientes em potencial são também governos. O empresário ressaltou que a companhia é credenciada como Empresa Estratégica de Defesa pelo Ministério da Defesa do Brasil, o que lhe dá direito a incentivos fiscais.
Essa proximidade com o governo, em especial com as Forças Armadas, garante também eventuais indicações para parceiros internacionais do Brasil, como foi o caso do país africano que adquiriu um lote de três Vants Horus FT-100, modelo leve que pode ser utilizado para fins militares ou civis que envolvam vigilância e mapeamento. A demanda, segundo o executivo, chegou à empresa por intermédio do governo brasileiro.
O sistema tem todos os “enlaces de comunicação”, o que significa que além da aeronave ser comandada por controle remoto, ela envia ao operador dados de telemetria e vídeos em tempo real. Todo o equipamento pode ser carregado por um só soldado a pé.
Além das aplicações em defesa e segurança, como vigilância de perímetro, reconhecimento e identificação de alvos, o executivo destacou que o equipamento pode ser usado na agricultura, exploração mineral, monitoramento ambiental, defesa civil, fiscalização, entre outras atividades.
A promoção dos negócios ocorre também por meio da participação da companhia em feiras e missões comerciais, nomeação de representantes no exterior e do contato com embaixadas estrangeiras no Brasil.
A FT Sistemas, de acordo com Nei Brasil, foi fundada em 2005 por estudantes de pós-graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), ele próprio entre eles, e desde o início trabalhou junto com as Forças Armadas no desenvolvimento da tecnologia de Vants, que na época era pouco explorada no País.
Segundo o empresário, os produtos criados a partir de então estão sendo adotados pelos militares brasileiros. Além do Horus FT-100, a companhia desenvolveu modelos maiores em parceria com a Marinha e o Exército. As aeronaves podem ser customizadas de acordo com requisitos específicos do cliente. No caso da primeira, o valor gira em torno de US$ 1 milhão.
A FT Sistemas é uma empresa pequena, tem 20 funcionários, e cuida do projeto e da integração dos Vants, sendo que a produção dos componentes é terceirizada. A região de São José dos Campos é o principal polo da indústria aeronáutica do Brasil.
Contato:
FT Sistemas
Tel.: +55 (12) 3905-2527
E-mail: flighttech@flighttech.com.br
Site: www.flighttech.com.br


