São Paulo – A empresa paulista Imbil exporta sistemas de bombeamento para os setores de petróleo e gás, saneamento e ar condicionado dos Emirados Árabes Unidos, Sudão, Arábia Saudita, Catar e Jordânia. A companhia trabalha atualmente para expandir seus negócios na região.
“Há dois anos começamos um trabalho muito forte na África e no Oriente Médio”, explica Sandro Odagima, supervisor de Exportação. Além das vendas já consolidadas para alguns países da região, a Imbil está negociando exportações para o Egito, Iraque e Kuwait.
“Temos uma gama de segmentos muito grande, mas o carro chefe é petróleo e gás”, diz o gerente sobre as vendas aos árabes. “Cada bomba é fabricada conforme a aplicação do cliente, elas são customizadas”, acrescenta.
Na região, a empresa costuma participar da feira Adipec, em Abu Dhabi, especializada no setor petrolífero. “A Adipec é nosso foco porque é segmentada, mas queremos participar de outra feira, que pode ser a Big 5”, afirma o executivo, se referindo à mostra de construção que ocorre anualmente em Dubai.
A indústria mantém contratos de distribuição exclusiva com companhias dos Emirados, Iraque, Jordânia, Egito, Sudão e Arábia Saudita. As empresas locais atuam como representantes da companhia brasileira naqueles países.
Hoje, 20% do faturamento da Imbil vem das exportações. O maior mercado da companhia são os Estados Unidos, mas ela vende também para países da América Latina, além de Canadá, Austrália, Inglaterra, Portugal, França e Espanha.
Para este ano, a indústria pretende aumentar o percentual de suas vendas externas para 30% do faturamento. “Esperamos que este aumento venha do trabalho que estamos desenvolvendo no Oriente Médio”, destaca o supervisor. Em 2013, a empresa faturou R$ 190 milhões. Para 2014, a meta é superar os R$ 200 milhões.
Fundada há 35 anos, a Imbil tem sua sede na cidade de Itapira, no interior de São Paulo, e conta com mais de 700 funcionários.
Contato
Tel.: +55 19 3843-9809
E-mail: sso@imbil.com.br
Site: www.imbil.com.br


