São Paulo – Como é o mercado do Sudão, da Arábia Saudita e de outros países árabes? Quatro empresárias brasileiras compartilharam suas experiências negociando nesses e em outros países árabes em evento que reuniu cerca de 200 pessoas, a maioria mulheres, na manhã desta quarta-feira (31), na Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Na foto acima, da esq. para a dir., Alessandra Stefani, Luiza Trajano, Claudia Yazigi (mediadora), Helena Araújo e Maria Prado.
A gerente de exportação da empresa fabricante de chuveiros elétricos FAME, Maria Prado, contou um pouco sobre sua experiência no Sudão, país árabe do Norte da África. Ela informou que pouca gente sabe, mas o chuveiro elétrico é uma invenção brasileira, e é o sistema de aquecimento de água mais barato do mundo.
“Hoje, em São Paulo, é possível comprar um chuveiro elétrico mais barato que uma pizza. Por isso, o foco da nossa empresa hoje é em mercados africanos. No Sudão, eu vivi uma experiência incrível tanto pessoal quanto profissional. Na exportação, é preciso ter essa coragem de aprender e quebrar preconceitos. Me senti muito à vontade no Sudão e acredito que conhecer outras culturas oxigena nossa percepção”, disse Prado.
A gerente da FAME disse que o principal desafio ao trabalhar com países africanos é a distância e a logística. “Às vezes, o produto leva 90 dias para chegar, o comprador não tem crédito, tem que pagar antecipado. Por isso, nós montamos um centro de distribuição em Dubai [nos Emirados Árabes Unidos], ainda é algo novo, mas já estamos exportando de lá para os países da África. Dubai também oferece diversas facilidades na questão bancária, eles são grandes comerciantes”, disse.
Ela informou que a companhia exporta chuveiros elétricos para mais de 40 países e que ela já teve experiências profissionais em mais de 60 países. “Aprender e respeitar as diferentes culturas é primordial. Além disso, a exportação no Brasil é muito fomentada, recebe ajuda da ApexBrasil e de entidades setoriais. Busque ajuda, conhecimento e respeite a cultura”, aconselhou Prado às empresárias presentes. A ApexBrasil é a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.
A gerente executiva de Relações Governamentais e Institucionais da BRF, Helena Araújo, contou que a gigante de alimentos exporta para mais de dez países árabes, e que foi a primeira empresa brasileira a exportar para os árabes, em 1979. Ela informou que o Brasil é o país que mais exporta frango halal, e que é conhecido pela qualidade. “Há um potencial de crescimento gigantesco para esta região. Acho que temos muita influência dos árabes aqui no Brasil, com as comunidades árabes. Na Arábia Saudita, que tem uma cultura tão diferente, aprendi que para os árabes, o que você combinou está acertado. Eles confiam muito na palavra”, contou.
A CEO da empresa de produtos de defesa Mac Jee, Alessandra Stefani, contou que está à frente da companhia há dois anos e que a Mac Jee tem negócios com a Arábia Saudita. “O Oriente Médio é uma das zonas mais importantes para a nossa empresa e estamos participando de feiras de defesa na região. Para mim, tem sido tudo muito diferente e um grande desafio”, afirmou.
Apesar de Stefani ainda não ter tido a oportunidade de visitar a Arábia Saudita, ela contou que já recebeu delegações árabes e que a Câmara Árabe já deu curso de cultura árabe para os funcionários. “Hoje, temos uma sala de ablução e uma sala de reza na empresa”, contou, se referindo às orações que os muçulmanos fazem ao longo do dia. “Hoje, temos um projeto importante com a Arábia Saudita, vendemos materiais explosivos e munição aérea. Acredito que eles veem o Brasil como um país amigo e grande parceiro”, declarou.
“No mundo corporativo, não há nada que uma mulher não possa fazer. Vejo muita coragem e resiliência nas mulheres na liderança, e nesse momento de pandemia que vivemos, isso é muito importante. Não vejo mulher desistindo de nada”, afirmou Stefani.
A presidente do conselho da rede de varejo Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil, Luiza Trajano, foi a convidada principal do evento. Leia reportagens abaixo.
A mesa-redonda “As experiências do empreendedorismo feminino no mundo árabe” foi uma iniciativa do Comitê Wahi – Mulheres que Inspiram, da Câmara Árabe, e do Grupo Mulheres do Brasil. O presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, abriu o evento. “É importante celebrar o grande avanço civilizacional representado pela crescente participação e contribuição das mulheres em todos os campos da atividade humana, às quais trazem inerentes qualidades de criação, de talento, de criatividade, aliando capacidade de iniciativa e uma aguda sensibilidade para os temas sociais. É notável a expansão do protagonismo feminino no Brasil e no mundo árabe na tomada de decisões estratégicas em corporações internacionais e nos governos”, disse.
A diretora de Novos Negócios da Câmara Árabe, Daniella Leite, apresentou rapidamente os serviços da entidade e se colocou à disposição das empresárias presentes.