Marina Sarruf
São Paulo – A empresa marroquina Soriac está interessada em formar uma joint-venture com a companhia Marcopolo, do Rio Grande do Sul. Os negócios serão fechados pela unidade de Portugal da fábrica brasileira. A afirmação foi dada ontem (12) pelo presidente da Soriac, Chafik Rachadi, que participou do encontro de negócios entre empresários árabes e brasileiros, em São Paulo.
De acordo com Rachadi, a parceria com a indústria Marcopolo em Portugal é devido à proximidade geográfica com o Marrocos, o que facilita a operação. "Na semana que vem um gerente da Soriac vai visitar a unidade para ver como podemos formar a parceria", disse.
A intenção da companhia marroquina é importar as carrocerias de ônibus da Marcopolo para montar no país árabe e, de lá, exportar os veículos para a África.
Além de fabricante de carrocerias, chassis, caminhões e ônibus, de sua própria marca – a Soricar -, a Soriac também monta caminhões para a empresa Scania, da Suécia.
"Temos planos de começar a exportar no ano que vem. Queremos focar primeiro o mercado africano", afirmou Rachadi. Atualmente, a empresa tem clientes como Mercedes-Benz, Daf (fabricante alemã de caminhões), Isuzu (montadora japonesa) e Dassault Aviation (montadora de aviões francesa). "Agora procuro um parceiro brasileiro", completou o presidente.
Produção
Segundo Rachadi, a Soriac produz uma média de 670 chassis, 220 carrocerias refrigeradas e 110 carrocerias por ano. "Temos capacidade de produzir muito mais. O volume varia com a demanda", disse.
A empresa marroquina, fundada em 1989, está localizada na cidade de Berrechid, há 14 quilometros de Casablanca. É uma zona industrial. A companhia familiar, são 200 funcionários que ocupam uma área de 9.480 metros quadrados.
Marcopolo
A Marcopolo possui atividades produtivas em sete diferentes países. Além das cinco fábricas que tem no Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro, a empresa mantém unidades na Argentina, Colômbia, México, África do Sul, Portugal e na China.
A companhia é responsável por metade da produção de carrocerias para ônibus do Brasil e vende para cerca de 60 países. No ano passado, comercializou no exterior 6.600 unidades de uma produção de 15.500. Ela é líder do setor no Brasil.