Isaura Daniel
São Paulo – Empresários árabes estão interessados em abrir franquias de marcas brasileiras das áreas de cosméticos, calçados e vestuário feminino e infantil no Oriente Médio. A informação é do gerente-geral da empresa de exportação Giro Group, Fahd Koja. A Giro Group, que atua fazendo a conexão entre empresários árabes e brasileiros e tem sede em São Paulo, está buscando redes de franquias do país com potencial para abertura de unidades no mundo árabe.
A Giro Group foi criada em 2004 para trabalhar como agente de exportação para os países árabes. O foco da empresa são os países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), composto por Bahrein, Kuwait, Catar, Omã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, além do Iraque, da Síria e do Líbano. De acordo com Koja, a abertura de franquia nos países árabes é propícia em função do aumento da circulação de dinheiro no mercado, decorrente dos preços do petróleo. "Franquias dirigidas à classe média principalmente", explica.
A abertura de uma franquia, de acordo com Koja, permite que o produto seja vendido com maior valor agregado no país, com um conceito, e não dispute mercado apenas em função de preço. Outros focos da Giro Group são as áreas de alimentação e infra-estrutura e construção. Segundo o gerente-geral, o setor de infra-estrutura e construção também está em crescimento em função do aumento de renda dos governos do Oriente Médio, relacionada ao petróleo.
A Giro Group atua com empresas parceiras nos países árabes para facilitar a entrada dos produtos e serviços brasileiros. No setor de petróleo, por exemplo, a Giro Group tem como parceiras empresas que já têm relacionamento com as grandes companhias petrolíferas e costumam participar de concorrências na área. No total, a Giro Group tem cerca de 30 parceiras nos países do Oriente Médio.
No mês de janeiro deste ano, a Giro Group também se tornou representante no Brasil da United Sugar Company, refinaria de açúcar saudita. A United Sugar importa 800 mil toneladas de açúcar brasileiro por ano. Uma das funções da Giro Group é prospectar novos fornecedores.
Filhos de diplomatas
A Giro Group é ainda uma pequena empresa, mas tem planos de crescimento. Ela é formada por quatro sócios, todos árabes. Fahd Koja é saudita e mora há 10 anos no Brasil. Formado em Marketing ele chegou a morar também em países da Europa, como Inglaterra, Suíça e França. Os demais sócios são Wail Hababi, saudita, Mohammad Fayed Maki, iraquiano, e Mohammad Mourabet, sírio. Os últimos três são filhos de diplomatas árabes que já tiveram atuação no Brasil.
De acordo com Koja, o fato de os quatro terem viajado bastante e morado em diversos países impulsionou a abertura da Giro Group. Por conhecerem empresários árabes, os atuais sócios acabavam recebendo várias consultas sobre produtos brasileiros, o que resolveram profissionalizar com a abertura da empresa. "Estamos apenas começando. Temos ambições grandes, mas queremos crescer gradativamente", diz Fahd Koja.
Contato
Giro Group
Telefone: +55 (11) 3168-9060
E-mail: fahd.koja@girogroup.com.br

