Marina Sarruf
São Paulo – Empresários dos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Jordânia e Kuwait demonstraram interesse em importar os granitos coloridos da empresa Braminas, de Bragança Paulista, interior de São Paulo, durante o segundo dia da Big 5 Show, maior feira de material de construção do Oriente Médio, que vai até domingo (20) em Dubai.
De acordo com o diretor comercial da Braminas, Aricésar Ribeiro, o estande da empresa está recebendo visitas de importadores de vários países do Oriente Médio. "Sinto que há um interesse muito grande pelos granitos brasileiros. Minhas expectativas são muito boas e acho que vamos fechar negócios até o final da feira", afirmou.
Três empresários da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes ficaram de voltar à mostra para negociar o pedido. Segundo Ribeiro, engenheiros sauditas demonstraram interesse em importar 5 mil metros quadrados do granito Azul Fantástico, pedra de cor azulada, para a ampliação de uma faculdade no país. "O Azul Fantástico é um material novo no mercado, exclusivo de nossas jazidas", acrescentou Ribeiro.
Além do granito azul, os árabes se interessam pelas pedras rosadas, chamadas de Jú Fantasia, Dourado Caju e Jacarandá Rosado, e também pela pedra de tom amarelado Ouro Brasil. "Não fechamos nenhum pedido ainda, mas teve um pessoal de Dubai que ficou de voltar para negociarmos 50 contêineres", disse Ribeiro. De acordo com ele, cada contêiner tem uma média de 28 toneladas de granito ou 400 metros quadrados. Esses empresários de Dubai trabalham com construção civil nos Emirados Árabes e pretendem importar diversas cores do produto.
Já o terceiro interessado, também da Arábia Saudita, gostou do granito Ouro Brasil. "Ele disse que precisa de 3 mil metros quadrados", afirmou Ribeiro. O diretor comercial da Braminas pretende ficar uma semana em Dubai depois da feira para tentar agendar mais encontros com empresários da região. Dos países árabes, a Braminas já exporta para a Palestina, que é um dos principais clientes da empresa. "Temos um representante na Palestina há três anos. Agora, queremos expandir o mercado na região", acrescentou.
Estande brasileiro
Segundo o coordenador de operações da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Rodrigo Solano, que está na feira, todas as empresas brasileiras estão recebendo muitos visitantes. "A visitação no segundo dia aumentou bastante em relação ao primeiro", afirmou.
O espaço da Câmara Árabe também está sendo procurado por empresários interessados em suplementos para construção, como ferro, aço, máquinas e equipamentos para tratamento de água. "Eles também buscam informações sobre serviços e construtoras", disse Solano.
As empresas brasileiras que estão num estande de 85 metros quadrados organizado pela Câmara Árabe são: Soprano, fabricante de ferragens e equipamentos hidráulicos; a Antigua, de azulejos cerâmicos e esmaltados; a GA Pedras, de quartzito e ardósia; a Esul, de portas e janelas; e a Docol, de metais sanitários, além da Braminas e da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas).

