Agência Brasil
Curitiba – O Porto de Paranaguá, uma das principais plataformas de exportação do Brasil, recebeu a visita do diretor do porto chinês de Lianyungang, Fu Huai Kang, esta semana. Ele veio conhecer o terminal, que fica no estado do Paraná, acompanhado por empresários ligados ao setor e diretores da Autoridade Portuária de Lianyungang.
O objetivo da visita foi conhecer de perto o porto, considerado por eles um dos principais do mundo. Segundo o vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-China do Paraná, James Chen, a intenção é manter um intercâmbio comercial e futuramente firmar novos negócios.
O porto de Paranaguá possui uma localização estratégica importante e similar ao porto chinês de Lianyungang. A expectativa dos chineses é importar perto de 12 milhões de toneladas de soja em grão este ano, o dobro do registrado no ano passado, quando foram enviadas ao país mais de seis milhões de toneladas do produto. Do volume esperado para importação, os chineses calculam que um terço é da produção brasileira.
Entre os principais destinos da soja em grão movimentada pelo Porto de Paranaguá está o mercado chinês, responsável por cerca de 30% da demanda.

