Geovana Pagel
São Paulo – Dois importantes empresários sauditas, Saad A. Almugren, presidente da Ithmar Trading Est., e Ali Al-Felij, gerente geral da Skop Group, ambos da cidade de Riad, visitaram o estande brasileiro ontem (18), segundo dia da 37ª Feira Internacional do Cairo – International Cairo Fair -, que acontece no Egito até o próximo dia 26 de março.
O secretário geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), Michel Alaby, destacou a importância do contato com os empresários sauditas pela possibilidade de geração de negócios para diversos setores brasileiros. Segundo Alaby, a Ithmar Traiding trabalha com material de construção, material elétrico e móveis. Já a Skop Group, dona de uma grande rede de lojas, está interessada em bens de consumo, como calçados e cosméticos, e alimentos in natura, como frutas, doces, balas e proteína vegetal de soja.
“Foram os melhores contatos do dia, sem dúvida”, garante. De acordo com Alaby, a movimentação do estande, em relação ao primeiro dia, foi ainda mais intensa. “Acredito que os empresários brasileiros que ocupam o estande da Câmara já devem ter feito, juntos, mais de 70 contatos”, avalia.
Tigre
Daniel Kley, operador internacional da Tigre para a África, que participa da feira do Cairo pela primeira vez, afirma que os contatos são relevantes para prospectar o mercado egípcio. “É uma oportunidade única para conhecer a região”, garante.
Segundo Kley, em torno de 30 empresas já demonstraram interesse pelos produtos Tigre no evento. Mas como a empresa não faz vendas spot (únicas), trabalha apenas com planejamento para negócios continuados, foram considerados cerca de 10 "bons contatos".
A Tigre S. A., fundada em 1941 em Joinvile (Santa Catarina), hoje detém 60% do mercado nacional de tubos e conexões de PVC. Também trabalha com outros produtos como portas, janelas, cabos elétricos e pincéis para pintura predial, principalmente no mercado externo.
“Já temos operações em países árabes (do Norte da África), como Argélia, Marrocos, Líbia (ainda em negociação) e Egito. Nosso interesse agora é atingir uma abordagem mais agressiva para vender e fortalecer a marca Tigre no exterior”, explica Kley.
Oportunidades para 80 países
A edição de 2003 da Feira do Cairo contou com a participação de 60 países, entre eles, Brasil, Alemanha, Holanda, Itália, Coréia do Sul, Espanha e Estados Unidos, totalizando 4 mil empresas egípcias e 2 mil estrangeiras, com um público que superou a marca de 1 milhão de visitantes.
Neste ano, estão presentes cerca de 80 países, numa área de 412 mil metros quadrados. A 37ª edição do evento reúne mais de 5 mil expositores dos setores industrial e agropecuário.
O governo egípcio colocou em prática uma política de abertura econômica que privilegia o comércio exterior. Recentemente criou vários incentivos que visam ao desenvolvimento da indústria nacional, o que representa uma grande oportunidade para as exportações brasileiras. Atualmente, o país é o terceiro maior importador do Brasil no mundo árabe.

