São Paulo – Uma delegação de investidores de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes, esteve nos últimos dez dias visitando alguns estados brasileiros em busca de oportunidades de investimentos. Ontem (20), em visita à sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo, os empresários disseram ter interesse em aprofundar o relacionamento com o Brasil e os demais países da América Latina.
“No Brasil, temos interesse em diversos setores, como energia, inclusive renovável, infraestrutura de portos e aeroportos”, afirmou o chefe da delegação, Abdulla H. Khunji, da empresa Abu Dhabi National Energy Company (Taqa), do setor de energia. De acordo com ele, os Emirados Árabes cresceu muito nos últimos anos e busca parceiros para continuar se desenvolvendo.
A delegação fez parte da missão do país árabe à América Latina, chefiada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Abdallah bin Zayed Nahyan. Antes de chegar ao Brasil, eles passaram por diversos países, como Argentina, Chile, Equador, Colômbia e Uruguai. "Queremos estreitar as relações com esses países e também convidá-los para conhecer os Emirados e investir na nossa região", disse Khunji, que antes de São Paulo esteve com a delegação em Manaus, Rio de Janeiro e Brasília.
Os empresários, que foram recebidos na Câmara Árabe pelo presidente da entidade, Salim Taufic Schahin; o secretário-geral, Michel Alaby, e o diretor, Mustapha Abdouni, assistiram um vídeo sobre o trabalho da Câmara Árabe e fizeram algumas perguntas, como quais são os aspectos jurídicos para abrir uma empresa no Brasil. Também pediram informações sobre oportunidades de negócios nas áreas de infraestrutura e projetos de turismo.
De acordo com Alaby, os investidores puderam verificar que há no Brasil potencial de investimento em vários setores. A maioria já tem investimentos nos Estados Unidos, Caribe e Europa. Segundo o chefe da delegação, essa foi a primeira vez que os Emirados faz uma missão de peso à América Latina. "Esse foi só o começo. Espero que haja mais cooperação entre as duas regiões", afirmou.
As empresas que fizeram parte da delegação foram Abu Dhabi Investment Authority, um dos maiores fundos soberanos do mundo; Mubadala, empresa de investimentos do governo de Abu Dhabi; o fundo de desenvolvimento Abu Dhabi Fund for Development e a Abu Dhabi Future Energy Company (Masdar), responsável pelo projeto da Masdar City, primeira cidade "verde" do Oriente Médio. Na delegação também estava um diretor do departamento de Organizações Internacionais Financeira do Ministério das Finanças dos Emirados.