São Paulo – Mais de sessenta empresários brasileiros compareceram na tarde desta segunda-feira (23) a uma rodada de negócios organizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a embaixada dos Emirados Árabes Unidos em Brasília. Parte do Brazil-United Arab Emirates Agribusiness Investor Road Show, a reunião pôde aproximar os brasileiros dos árabes e deverá gerar negócios no futuro.
A missão organizada pelo Food Security Center de Abu Dhabi veio ao Brasil para uma série de visitas e reuniões mirando o setor agropecuário. Os doze empresários dos Emirados são da área de infraestrutura, proteína animal e investimentos diversos, sempre voltados ao agronegócio.
Presente no evento na capital federal, o assessor de projetos especiais da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Tamer Mansour, contou à ANBA que a programação dos empresários de Abu Dhabi começou durante a manhã, com um tour por Brasília, e seguiu com a rodada de negócios. Antes, o grupo acompanhou uma apresentação do secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa, Odilson Ribeiro, e uma da embaixadora dos Emirados em Brasília, Hafsa Al Ulama.
A reunião da segunda-feira (23) abriu os trabalhos do grupo de Abu Dhabi em Brasília, onde eles ficarão até a quarta-feira (25) para reuniões com ministros, outras autoridades e uma visita à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
De Brasília o grupo seguirá para Cuiabá, onde se reunirá com o governador de Mato Grosso, Pedro Taques, e visitará uma série de empresas do setor agropecuário, como a Amaggi e o Grupo Bom Futuro. Serão três dias de agenda no estado: depois os empresários de Abu Dhabi vão a São Paulo, onde estão programadas visitas a autoridades.
Segundo Mansour, há planos de organizar também uma rodada de negócios na capital paulista, em local ainda não definido. “O papel da Câmara Árabe é ajudar na aproximação dos empresários brasileiros com os árabes e estreitar as relações dos dois lados”, disse ele.