Marina Sarruf
São Paulo – O secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) e presidente da Associação das Empresas Brasileiras para Integração de Mercados (Adebim), Michel Alaby, falou hoje, durante o seminário "Exportação: prepare sua empresa para atuar com eficiência e competitividade no mercado internacional", sobre as dificuldades que as empresas brasileiras têm de exportar, comércio e globalização dos mercados.
Segundo ele, além dos sérios problemas de logística enfrentados pelos empresários nacionais, eles encontram também barreiras de relacionamento entre sua empresa e o cliente internacional.
Para enfrentar essas barreiras, de acordo com Alaby, é preciso que o empresário saiba sobre as negociações comerciais existentes entre blocos econômicos como Mercosul, Alca e União Européia, que tenha o domínio de outras línguas, conhecimento sobre marketing, barreiras tarifárias dos produtos negociados e que entenda as estruturas e os canais de mercado.
A professora de pós-graduação da Universidade Mackenzie Maria Helena Afonso, outra palestrante, falou sobre a necessidade de os empresários pesquisarem a cultura e os costumes do país com que a empresa irá negociar. Roupas, gestos e maneiras de se comportar também devem ser levados em conta na hora de fechar acordos comerciais internacionais, disse ela.
Ex-embaixador
Outro convidado a falar foi o ex-embaixador do Brasil em Washington, Rubens Barbosa, que abordou estratégias de exportação. De acordo com ele, falta agressividade dos setores privados brasileiros na busca por mercados externos.
"As empresas privadas e o governo devem desenvolver uma atitude pró-ativa para a capacitação de investimentos", disse.
Segundo Barbosa, o Brasil tem de brigar pelos investimentos. "O Brasil não capta investimentos. O Brasil é investido", afrimou. Ele defendeu ainda a idéia de definir um apoio aos mercados não-tradicionais, criar estratégias de apoio para aumentar as exportações e ter posição única nas posições de comercialização internacional.
O embaixador terminou sua palestra afirmando que o país deve privilegiar os mercados da América do Sul, dos Estados Unidos, Europa e da China.
O evento, organizado pela InterNews, começou ontem (16) e terminou hoje, no hotel Gran Meliá Mofarrej, em São Paulo.