São Paulo – Os empresários que compõem a delegação da Dubai Exports, agência de promoção de exportação do emirado, que está no Brasil, negociaram com companhias do País nesta terça-feira (29), em encontro promovido pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo.
A Emirates é uma das participantes e oferece seus serviços de transporte aéreo de carga. Mileni Manzanato, executiva de vendas no Brasil, conta sobre o encontro com o representante da Terra Brasilis, que fornece kits de cosméticos para hotéis e hospitais. Segundo ela, a empresa brasileira exporta por via marítima e agora busca uma nova opção de frete. “Como eles atendem o setor de hotéis, que demanda quantidades menores, eles querem começar a utilizar o [transporte] aéreo”, afirmou.
A companhia de logística Santos Bay, com sede na cidade do litoral paulista, esteve no encontro também para fazer contato com a Emirates. “Estamos fechando parcerias com agentes de carga estrangeiros para que possamos ampliar nossa atuação no mercado”, disse Alexandre Zebinato, diretor-gerente da empresa. “Poderíamos aproveitar as rotas que a Emirates faz. Eu vejo maior viabilidade nas cargas indo e vindo da Ásia. Eles também têm um voo que para em Frankfurt e nós temos mercadorias que vêm da Europa. Então, poderíamos aproveitar para trazer cargas para o Brasil”, acrescentou.
A empresa árabe Micro Automation fabrica uma linha de estabilizadores de voltagem chamada Powermatic, que protege aparelhos elétricos e evita desperdício. Hazim Al-Hilaj, diretor-gerente da companhia, acredita que pode conseguir bons negócios no Brasil. “Estamos apresentando nossos produtos e as empresas ficaram impressionadas com nossa inovação”, declarou. “É um produto inovador e não há competidores. Estamos focando em países da América do Sul”, destacou. Os dispositivos são controlados por microchip.
Sérgio Campos, proprietário da SLC Importação e Exportação, foi um dos empresários brasileiros que conversaram com Hilaj. “Meu objetivo aqui é tentar firmar [um acordo de] distribuição ou representação e eu vim conhecer as empresas para ver se há essa possibilidade”, afirmou. Ele avalia que há boas chances de conseguir parceria com a Micro Automation. “Eu acredito que temos chance de fechar algo.”
Também compõe a missão de empresários de Dubai as empresas Shelfco Metal Industries, de produtos de metal, Diamond Line, de itens para hotelaria, e Naffco, de equipamentos para combate a incêndios. Ela é chefiada por Saed Mohamed Al Awadi, CEO da Dubai Exports.

