São Paulo – Dois empresários palestinos estão nesta semana em visita ao Brasil para tratar de negócios. Mohsen Zalloum (esq., na foto) é presidente da empresa Zalloum, que importa doces e biscoitos brasileiros, e Raed Bayed (dir.) é dono de empresa Al Faloja Foods, do segmento alimentício, que importa carne bovina e peixe. Ambos são também representantes da Câmara de Comércio e Indústria de Hebron, cidade palestina, distante 36 quilômetros de Jerusalém.
Os executivos passaram sete dias no Brasil visitando fornecedores. Segundo Zalloum, as visitas ao Brasil são regulares. “Geralmente, venho uma vez ao ano, mas agora talvez venha duas vezes”, afirmou ele.
O primeiro contato da empresa de Zalloum com produtos brasileiros foi em 2008, quando passou a importar doces e biscoitos. A empresa tem como um de seus fornecedores a Bauducco. “Estou buscando aumentar a quantidade [importada do Brasil]. E quero exportar da Palestina para o Brasil, talvez alguns produtos como azeite de oliva”, pontuou ele, que está estudando as possibilidades para o mercado brasileiro.
Já a primeira viagem de Bayed ao Brasil ocorreu em 2001, para uma conferência de profissionais de comércio exterior. Na oportunidade, ele começou a comprar carne brasileira e hoje tem negócios com a empresa Minerva Foods. A Al Faloja importa, em média, mil toneladas de carne bovina brasileira por mês para a Palestina. Em longo prazo, a ideia de Raed é abrir um negócio como um frigorífico no Brasil. “Ainda não há data certa, é uma meta”, explicou ele.
Visita à Câmara Árabe
Os executivos aproveitaram a estadia no Brasil e visitaram a Câmara de Comércio Árabe Brasileira nesta quarta-feira (31) para tratar das relações com a Câmara de Comércio e Indústria de Hebron. Zalloum é o vice-presidente da Câmara de Hebron e Bayed é o coordenador de relações públicas da instituição. A reunião com o secretário-geral da Câmara Árabe, Tamer Mansour, foi a atividade que os palestinos escolheram para encerrar sua viagem ao Brasil.
“Nós estamos aqui como se estivéssemos em casa. Conhecemos essa Câmara há muito tempo e temos investimentos no País. Estamos aqui para melhorar as relações entre Brasil e Palestina”, pontuou Zalloum. Entre os temas abordados, um acordo de cooperação entre as duas câmaras. A expectativa é que as instituições assinem acordo de entendimento em breve. “Ainda não acertamos quando será, pode ser que voltemos ao Brasil. Mas vamos fazer o convite ao Tamer e ao presidente da Câmara Árabe para nos visitarem na Palestina”, acrescentou.