Da redação
São Paulo – As companhias aéreas dos Emirados Árabes Unidos vão avançar no mercado mundial de aviação. A previsão é de Ahmed bin Saif Al Nahyan, presidente da Etihad Airways, empresa inaugurada no final do ano passado nos Emirados Árabes Unidos e que vem operando com duas aeronaves alugadas da brasileira TAM.
Para Al Nahyan, que já foi piloto da Airbus e da Boeing, o forte crescimento econômico registrado em muitos países árabes – puxado, principalmente, pelos altos preços do petróleo – impulsionou o desenvolvimento do setor aéreo da região. Prova disso é que, em menos de um mês, foram abertas nos Emirados duas companhias de aviação: a Etihad e a Air Arabia, as duas controladas pelo estado.
"Enquanto o setor aéreo mundial declinou, sentindo os efeitos do 11 de setembro, da Sars e da invasão do Iraque, no Oriente Médio estamos verificando crescimento. Isso é refletido na expansão de 22% do segmento nos últimos meses", declarou o executivo ao jornal árabe Khaleej Times. Uma das razões do crescimento não esperado do Oriente Médio – já que conflitos como os do Iraque e da Palestina costumam reduzir o trânsito aéreo – é o aumento do turismo intra-regional. Relatório da Organização Mundial do Turismo (OMT) mostra que esse tipo de viagem garantiu a expansão de 27% no fluxo internacional de turistas no Oriente Médio, a maior taxa global.
Al Nahyan lembrou que a criação da Etihad é uma resposta a esse aumento de demanda. "Os tempos são prósperos para as economias árabes. E as iniciativas do governo para trazer turistas para os Emirados também terão efeito positivo para a empresa e também para outras companhias da região", afirmou.
Diamante, Pérola e Coral
Prova de que a Etihad realmente acredita na expansão do mercado aéreo árabe é o foco da companhia: em vez de apostar no corte de custos que vem acontecendo em boa parte do mundo, a empresa decidiu se especializar em serviços de luxo. "O serviço é o nosso diferencial", explica Al Nahyan. "Vamos dar aos nossos clientes o que eles disseram querer: ser tratados de forma especial. Nossa meta é oferecer vôos mais confortáveis e mais agradáveis de forma geral", acrescentou.
Outra diferença em relação às demais empresas da região, segundo o executivo, são as classes. A Etihad divide os passageiros por zonas – chamadas de Diamante, Pérola e Coral -, que não correspondem exatamente à classificação usual de Primeira Classe, Executiva e Econômica. "Prometemos mudar o conceito tradicional e já introduzimos uma espécie de classe econômica especial", disse.
TAM
No ano passado, a TAM alugou dois Airbus A 330-200 para a Etihad. Os aviões, que têm capacidade para 225 passageiros, desembarcaram em Abu Dhabi, capital dos Emirados, onde fica a sede da empresa, em setembro.
Também foram para os Emirados 25 comissários de bordo da TAM, que irão trabalhar no país até o final deste ano. Os funcionários receberam treinamento sobre a cultura árabe e as tradições islâmicas para poder atuar nos Emirados.

