São Paulo – Em parceria com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, o Instituto Nacional do Plástico (INP) levará oito empresas para visitar a 39ª edição da maior feira do setor de construção do Oriente Médio, a The Big 5, em Dubai, de 26 a 29 de novembro. As empresas participantes serão o Grupo Alfamec, Astra, IVPlast, Plasutil, São Bernardo, Bandeirante, Promaflex e Sansuy. Na foto acima, a última edição do evento, em 2017.
O grupo de empresários chegará no emirado no dia 23 e deve retornar antes do final da feira, no dia 28. “Esta missão empresarial tem por objetivo entender como as empresas de plástico brasileiras podem colocar seus diversos tipos de produtos de casa e construção da melhor forma possível neste mercado”, disse Gilberto Agrello, que é especialista de acesso e desenvolvimento de mercado internacional do programa Think Plastic Brazil. O programa tem por objetivo promover o plástico brasileiro no exterior e é uma iniciativa do INP, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da Cadeia Petroquímica nacional.
“Buscamos oportunidades de fornecimento visando o médio prazo, tendo em vista eventos como a Expo 2020, em Dubai, e a Copa do Mundo no Catar, em 2022”, disse Agrello. Algumas empresas visitantes já exportam para os árabes e pretendem consolidar e ampliar os negócios, enquanto outras, que ainda não trabalham na região, buscam iniciar operações no mercado. De acordo com Agrello a viagem servirá ainda para coletar informações sobre barreiras comerciais e como funciona a logística no Oriente Médio.
Os produtos das empresas de plástico podem ser divididos em duas categorias, conforme contou o especialista. A primeira é de utilidades domésticas, com itens para cozinha, banheiro, lavanderia, escritório, organização e área externa; e a segunda é de acabamentos e acessórios para construção, como buchas de parafusos, torneiras, pias, espelhos e tampas de vasos sanitários.
Segundo o executivo de negócios internacionais da Câmara Árabe, Rafael Solimeo, a ideia é fazer ainda uma agenda paralela de negócios e benchmarking (processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais com o intuito de melhorar o desempenho da empresa em um determinado mercado).
Solimeo informou que este ano, a Câmara Árabe não terá um estande na feira como em anos anteriores, mas irá atuar como guia para as empresas do setor de plásticos. “A feira cresceu muito e uma das áreas de maior atuação das empresas brasileiras – a de rochas ornamentais e revestimentos cerâmicos – se desmembrou e ganhou uma feira específica, a Middle East Stone (que teve sua quarta edição em setembro deste ano)”, contou. De acordo com o executivo, a mostra será um ótimo lugar para os empresários brasileiros fazerem contatos, reuniões de negócios, e conhecer a concorrência e o mercado para melhor adaptar preços e produtos e assim ganhar competitividade.
The Big 5
A feira de construção ocupará o pavilhão de exposições do Dubai World Trade Centre, com 110 mil metros quadrados de área, e estima receber cerca de 65 mil visitantes de todo o mundo, mais de 2.500 empresas expositoras de 50 países, além de 100 oficinas e palestras do setor.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo site. A partir do primeiro dia, é preciso pagar o valor de AED 200 (cerca de R$ 204) para visitar. O horário de funcionamento, todos os dias, é das 11 às 19 horas.
Este ano, o tema do evento é Shaping the Future of Construction (Moldando o Futuro da Construção, em tradução livre). A feira é dividida em cinco setores: Serviços MEP (encanamento e tecnologia da água, sistemas elétricos, segurança e proteção contra fogo); Interiores e Acabamentos de Edificações; Envelopamento de Edificações (isolamento térmico, vedação, controle de temperatura e revestimentos, entre outros) e Construções Especiais; Ferramentas e Materiais de Construção; e Inovação e Tecnologia de Construção.
Uma novidade para esta edição é o seminário Mulheres na Construção (Women in Construction, em inglês), com mulheres que trabalham no setor, com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades para mulheres no setor de construção, oferecendo capacitação para mulheres que tenham interesse em ingressar na área que hoje representa 10% do PIB dos Emirados Árabes. O país tem a intenção de se tornar um dos 25 com maior equidade de gênero até 2021.
Outras novidades
A Live Innovation Zone é uma área que reunirá as ideias mais inovadoras do setor de construção em um só lugar pelos quatro dias da feira, com demonstrações interativas. Já a Start-up City promete ser um local de descoberta de novas tecnologias de construção. O FutureTech Construction Summit é uma cúpula que pretende explorar tendências e tecnologias futuras com estudos de caso, painéis de discussão e apresentações. A feira ainda contará com três novos tópicos de palestras educacionais The Big 5 Talk Series: Design, Modelo da Informação da Construção (BIM), e Sistemas de Aquecimento, Ventilação, Ar-condicionado e Refrigeração (HVAC-R), além de Arquitetura e Gerenciamento de Projetos.
Para mais informações e inscrições acesse o site da feira.