São Paulo – O número de visitantes e contatos no estande brasileiro triplicou durante o terceiro dia da Feira Internacional de Cartum, no Sudão. O espaço do Brasil, organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, conta com a participação de quatro empresas: Grendene, de calçados; Cotrimex, de material de construção; Serlac, de produtos lácteos; e a trading Agroway, que trabalha com diversos produtos halal.
“Ficamos impressionados com a movimentação. O estande brasileiro ficou lotado, principalmente durante a noite”, contou Hans Lazarte Lima, assistente de Comércio Exterior da Câmara, que está na feira para dar suporte às companhias e ajudar a divulgar o mercado brasileiro.
De acordo com Lima, os produtos brasileiros chamam muito a atenção. “Todos querem tocar nas amostras. O mercado para calçados como os da Grendene, por exemplo, tem muita aceitação aqui”, destacou. “Além dos contatos na feira, as empresas brasileiras aproveitaram o dia para visitar clientes contatados durante os primeiros dias do evento. A Serlac é uma que está com a agenda totalmente cheia”, acrescentou.
Segundo ele, o estande brasileiro também foi visitado por um grande importador sudanês que já importa produtos brasileiros, e agora está negociando com três empresas presentes na feira. “Eles representam um dos maiores centros comerciais da capital e ficaram bastante interessados nos produtos brasileiros. Só não há possibilidade de negócios com a Cotrimex, porque eles não trabalham com pedras ornamentais”, observou. "Mesmo assim, a Cotrimex conseguiu grandes contatos e já foi visitar empresas no período que a feira fica fechada (entre 14h e 17h30)", completou.
“O que percebemos é que as empresas brasileiras interessadas no mercado sudanês têm que vir até o país, trazer suas amostras e catálogos e apresentar para os importadores. Outro caminho é buscar o Departamento de Comércio Exterior da Câmara Árabe que dispõe de informações e dados de empresas brasileiras e sudanesas para facilitar os contatos e gerar oportunidades de negócios”, afirmou.
A Feira Internacional de Cartum é multissetorial e segue até sábado (07) na capital sudanesa.
Sudão
O país árabe está localizado no Norte da África e é o maior país do continente em extensão territorial. Com uma população de quase 40 milhões de pessoas, possui uma economia que cresce à taxa de 9% ao ano. O solo do Sudão é rico em petróleo, gás natural, ouro, prata, ferro, urânio e alumínio.

