São Paulo – O Brasil terá um pavilhão de mais de 400 metros quadrados, com 38 empresas, na próxima edição da feira Arab Health, do setor de saúde, que acontece de 28 a 31 de janeiro de 2013, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
A participação das companhias nacionais é organizada pela Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). As empresas irão expor produtos como incubadoras, implantes ortopédicos, autoclaves, mobiliário hospitalar, ventiladores e aparelhos respiratórios, entre outros.
"Para este ano, temos uma novidade. Pela primeira vez, teremos uma área num hall específico para o setor de laboratórios", conta Clara Porto, coordenadora de Promoção Comercial da Abimo. "Haverá duas empresas brasileiras participando na Meb Lab, que é uma outra feira, dentro da Arab Health, só que exclusivamente da área de laboratório", explica. As empresas que estarão neste pavilhão separado são a Quibasa Bioclin e a Wama Diagnóstica.
Segundo Porto, entre as empresas brasileiras que vão à Arab Health, apenas quatro são estreantes no evento. "O mercado árabe é bom, mas tem muito trabalho para fazermos, principalmente de imagem e posicionamento", afirma a coordenadora. "É um mercado exigente e que busca produtos de qualidade. Há muitas oportunidades, mas temos que trabalhar bastante", destaca. Para ela, as expectativas para a participação do Brasil no evento em 2013 são boas. "É uma feira em que as empresas costumam fechar muitos negócios.”
A coordenadora da Abimo conta que esta será a segunda participação das companhias nacionais na feira com o uso da marca Brazilian Health Devices, criada para identificar os produtos brasileiros do setor de saúde no exterior.
"Já observamos que houve uma melhoria na percepção da marca de 2011 para 2012", revela. “Um maior número de visitantes passou a considerar o Brasil como um fornecedor sério e confiável, com produtos com tecnologia”, afirma. Porto diz ainda que mais pessoas afirmaram conhecer os produtos brasileiros.
Na edição deste ano da Arab Health, as empresas brasileiras fecharam US$ 1,1 milhão em negócios imediatos. De acordo com Porto, elas fizeram mais de três mil contatos e geraram expectativas de fechar mais US$ 13,760 milhões nos 12 meses seguintes.
Feira Odontológica
A Abimo também está organizando a participação de 15 empresas nacionais na feira de odontologia International Dental Conference & Arab Dental Exhibition (AEEDC), que acontece de 5 a 7 de fevereiro em Dubai.
Além das empresas expositoras, a associação vai levar, pela primeira vez, um odontologista brasileiro para realizar uma palestra no congresso que acontece dentro da feira.
Luiz Narciso Baratieri é coordenador do curso de mestrado de Odontologia na Universidade Federal de Santa Catarina, já ministrou mais de 600 cursos no exterior e é editor-chefe da revista Clínica – International Journal Of Brazilian Dentistry. No congresso, ele vai falar sobre estética odontológica.

