Algérie Presse Service*
Argel – As petrolíferas Sonatrach, da Argélia, e Cepsa, da Espanha, assinaram no último sábado (17) um contrato para fornecimento de 1,6 bilhões de metros cúbicos por ano de gás natural argelino. O acordo prevê fornecimento por 20 anos.
O contrato foi assinado pelos presidentes da Sonatrach e da Cepsa, respectivamente Mohamed Meziane e Carlos Perez de Bricio. O gás será transportado pelo gasoduto Medgaz, cuja construção deve começar em 2006. O gasoduto ligará a Argélia à Espanha, e a previsão é que entre em operação em 2008 ou 2009, com uma capacidade inicial para transporte de 8 bilhões de metros cúbicos de gás ao ano.
A Sonatrach e a Cepsa são membros fundadores do novo projeto para construção deste gasoduto. As duas empresas têm 20% da participação no projeto. O resto das ações é dividido igualitariamente entre as petrolíferas BP (britânica), Gaz de France, Total (ambas francesas), Iberdrola e Endesa (empresas espanhola de geração de energia), cada uma com 12% das ações.
*Tradução de Mark Ament

